Translucência Nucal: 3ª ultrasonografia

19 de abr de 2011

Hoje foi uma dia mais que especial, pois além de completar 12 semanas, fui logo cedo fazer ultra-som.

Preciso confessar que estava morrendo de medo, pois esse exame foi para ver se o nenê tinha alguma anomalia cromossômica, por meio do teste de translucência nucal.
Para vocês entenderem melhor, segundo o site Guia do Bebê , a Translucência Nucal (TN) é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11ª e 13ª semana gestacional (depois desse período não é mais possível realizar o exame). A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal. Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.  Vale ressaltar que a translucência nucal não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Se o exame der normal (até 3mm de espessura), a chance de alguma  doença é de 1/350, se tiver alguma alteração, a probalidade sobe pra 1/36.
Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.
Falando agora do meu exame, deu tudo normal, o exame da translucência nucal deu 1.1mm, graças a Deus!!
A placenta já está totalmente formada, então provavelmente a obstetra dirá que posso parar com a reposição hormonal!
Vamos as medidas:
– Saco gestacional: 75.2 mm
– Útero: 269ml
– Feto: da cabeça ao bumbum 59.8mm/ da cabeça aos pés 90mm.
– Coração: 148bpm.
O nenê está com as medidas de um feto de 12 semanas e 4 dias e teoricamente hoje estou fazendo 12 semanas. A médica disse que não preciso alterar minha contagem, pois é normal sofrer pequenas alterações! Disse também que está tudo ótimo com minha gestação!
Não deu pra ver o sexo, a médica disse que nessa etapa é tudo muito parecido e não quis arriscar dizer nada. :/ Ele(a) tem todos os membros e deu até pra ver os dedinhos da mão!! Reparem na foto, o bebê está com as mãos sobre os olhos! Gracinhaaa!!
translucência nucal
Ultrasonografia com 12 semanas
translucência nucal
Detalhe para a mão nos olhos. Olhem os dedinhos!
Antes do exame estava muuuuito ansiosa, até com dor de barriga, mas depois que vi que estava tudo bem fiquei super feliz!! A médica fez também o 4D, pena que não tenho foto pra mostrar pra vocês! Foi demais ver meu nenê no 4D, tudo tão perfeitinho! 🙂
Bom gente, acho que já contei tudo!

Beijos,