Brincadeiras de antigamente para as crianças de hoje em dia

11 de maio de 2017

Vocês já estão sabendo que dia 18 de maio teremos mais uma edição do Dia de Aprender Brincando, né? Esta ação tem o apoio de OMO e acontece simultaneamente em diversos países e incentiva a prática de brincadeiras e outras atividades ao ar livre durante o período de aula.

Eu vou participar junto com a escola dos meus filhos e aconselho vocês a fazerem o mesmo, é uma experiência incrível!!

Eu acredito demais que as brincadeiras influenciam no desenvolvimento infantil, e segundo uma pesquisa feita por OMO com mais de 12.000 pais no mundo, 94% dos pais brasileiros acreditam que elas podem auxiliar no pensamento criativo, desenvolvimento da aptidões sociais, empatia e na coordenação motora fina.

Por isso, para este ano pensei em resgatar brincadeiras da minha época de criança como forma de ensiná-los como era antigamente, além de ser possível diversas adaptações para aprenderem coisas novas e reforçar a matéria aprendida na escola:

  1. Verdade ou desafio: as crianças sentam em roda e utiliza-se uma garrafa de plástico para girar no centro. Aonde a tampa da garrafa apontar a criança deverá escolher entre responder uma pergunta (verdade) ou fazer um desafio. Essa é uma brincadeira muito interativa que poderá ser adaptada de acordo com a idade da criança e também com diversos temas relacionados ao que elas estão aprendendo na escola.

 

  1. Elefantinho Colorido: nesta brincadeira uma criança comanda e começa falando “Elefantinho Colorido”, as demais crianças perguntam “que cor?”. Assim que a criança que está no comando fala a cor as demais precisam encontrar algum objeto que seja da cor escolhida e tocar nele para não ser pega. É uma brincadeira que exigirá atenção e agilidade e também poderá ser adaptada com palavras ou nomes de objetos presentes no local da brincadeira.

 

  1. Batata quente: as crianças sentam em círculo e com uma bola ou objeto escolhido vão passando de mão em mão enquanto o adulto fala “batata, quente, quente, quente, quente….queimou!”. A criança que estiver com a “batata quente” deverá pagar um mico ou responder alguma pergunta. Esta brincadeira dá para fazer com uma grande quantidade de crianças em diversas idades e com certeza irá gerar muitas risadas.

 

  1. STOP: essa é uma brincadeira para crianças maiores, que já saibam ler e escrever. Cada criança recebe uma folha e junto com o adulto decidirão quais temas farão parte da brincadeira, como por exemplo: nome, cidade/país, comida, cor, hobby, objeto, vestuário, etc. Depois o adulto falará qual letra foi escolhida para iniciar cada palavra e a criança que completar todos os temas mais rápido ganha a partida. Os temas também poderão ser adaptados conforme as matérias que estão sendo dadas na escola. Esta brincadeira também poderá (e vai ficar mais legal ainda!) ser adaptada a um grande quadro onde quem chega mais depressa escreve as palavras que lembra, assim as crianças se movimentarão mais e a atividade ficará mais divertida.

 

  1. Seguir o mestre: neste brincadeira uma criança é escolhida para ser o mestre, as outras deverão ficar logo atrás dele fazendo tudo o que ele fizer. Ela poderá ser adaptada para quando uma criança não conseguir realizar alguma tarefa que o mestre mandar, ser auxiliada pelos demais, estimulando assim o trabalho em grupo e a importância da ajuda ao próximo.

Ê saudade dos meus tempos de criança que me deu pensando nessas brincadeiras! Tenho certeza que quem brincar também vai adorar e irão aprender diversas coisas ao mesmo tempo!

E vocês, do que brincavam quando eram crianças?

Levem as ideias para as escolas dos seus filhos, peçam que cadastrem a escola no Dia de Aprender Brincando e façam um dia divertido e diferente da escola!

Me contem depois como foi!

Beijos,