Criança que brinca livre é mais feliz!

05 de maio de 2017

Quando eu era criança quase não tinha brincadeiras dentro de casa, a gente vivia brincando nas ruas e em quintais e as brincadeiras basicamente eram regadas a muita atividade física: pega-pega, esconde-esconde, pular cordar, elástico(quem aí lembra do elástico? Eu amava!!), rio vermelho e diversas outras. Como era bom!!

 

Agora com o Vítor e a Mariah percebo o quanto as coisas mudaram! Por conta da violência (e do nosso medo!) e da tecnologia, nossos filhos acabam ficando mais dentro de casa e essas brincadeiras de antigamente eles quase nem conhecem. Mas a necessidade de interação social, de brincar livremente, correr e gastar energia não mudou, por isso que é super importante que a gente estimule este tipo de brincadeira.

 

Quando a criança brinca livre, ela pode explorar o mundo ao seu redor, conhecer coisas novas se surpreender com tudo que encontra. Isso faz com que estimule a criatividade e a percepção do ambiente em que vive fica mais aguçada! Se a criança está em grupo, é melhor ainda, porque assim eles poderão criar juntos brincadeiras novas, gastar energia e interagirem entre si. Criança que brinca livre é mais feliz!

 

Aqui em casa eu uso a brincadeira para diversos fins, mas os principais são para ajudar no aprendizado e também para gastar o excesso de energia(quem nunca??). Estava vendo uma pesquisa que OMO fez com pais de todo mundo e me surpreendi ao ver que 99% dos pais brasileiros também usam as brincadeiras para ajudar no aprendizado e 96% para gastar o excesso de energia.

 

Realmente aquela sensação de “só acontece comigo” é só impressão mesmo, porque a maioria de nós fazemos coisas bem parecidas com nossos filhos. Vocês sabiam também que a grande maioria de nós, 98%, acreditamos que crianças que brincam se tornam adultos mais bem equilibrados? Pois é, brincar tem diversos benefícios!

ser mae sem enlouquecer

 

Ano passado fui convidada para participar do Dia de Aprender Brincando, que tem o apoio de OMO e é um dia para celebrar e inspirar as brincadeiras fora da sala de aula, ou seja envolver a escola na importância de se ter brincadeiras livres em algum momento do período escolar. Foi uma experiência incrível e por isso que este ano eu quis participar de novo.

 

Será no dia 18 de maio e diversas escolas, não só do Brasil como de vários outros países participarão promovendo a aprendizagem de forma lúdica e divertida!

 

Quero convidar vocês para participarem também, é só entrar no site e se cadastrar. Convidem as escolas dos seus filhos para fazer parte deste dia e vamos juntos deixar as crianças apenderem brincando!

 

Beijos,

publirodape