Mães Solteiras

>

Ontem recebi um e-mail de uma moça contando sua história. Antes mesmo do bebê nascer, ela tinha se separado do pai dele e agora seria mãe solteira. Fiquei pensando sobre o assunto, em como hoje em dia, cada vez mais mulheres são mães solteiras.
Os fatores para isso são vários, mulheres que optaram por essa condição, mulheres separadas, homens irresponsáveis, mulheres mais independentes, seja qual for o motivo para que a mulher acabe criando seus pequenos sozinha, o fato é que hoje esta realidade é cada vez mais comum.
Antigamente, existia muito preconceito com relação as mães solteiras, que geralmente não conseguiam mais se casar e carregavam o carma da solteirice. Hoje muita coisa mudou, com os mesmos direitos dos homens e se tornado cada vez mais independentes deles, as mulheres solteiras com filhos, tem uma vida como de qualquer outra mulher, com as mesmas chances de conhecerem alguém e se casarem.
Eu mesma conheço muito casos assim e que deram certo!
A família, formada por pai, mãe e filhos é muito importante para a formação da criança, mas quando a figura do pai não existe (isso para os casos em que o pai não visita a criança), ela acaba sendo feita por outra pessoa da família, seja ela um avô, tio ou irmão mais velho. Como já falei em outro post ( clique aqui para ler), as funções maternas e paternas, nem sempre são feitas respectivamente pela mãe e pelo pai. Muitas vezes, essas funções são trocadas ou até realizadas pela mesma pessoa. Vou explicar, a função materna é a de acolher, dar abrigo e carinho, enquanto a função paterna é a de dar limites, educar. Por este motivo, uma criança que não tem o pai, encontra em outra pessoa esta função. Assim como a figura masculina, que ela também poderá encontrar em algum homem da família.
Mas e a vida pessoal dessa mulher? Acredito que uma mãe, quando é solteira, passa por algumas dificuldades sim, como ter a responsabilidade total sobre aquela criança, não tendo, em alguns casos, com quem dividir os cuidados. Isso pode gerar um cansaço maior e até mesmo estresse, em vista que se a mãe não tem com quem deixar seu filho, acabará perdendo um pouco da sua vida social.
Ainda bem que na sociedade em que vivemos hoje, essas mulheres, na grande maioria, tem o apoio da família que as ajudam na tarefa de educar e cuidar da criança, dando a elas uma vida normal.
Com o fato de muitas mulheres se tornarem mães jovens, acarreta no maior número de mães solteiras, tornando isto algo comum, fazendo com que elas não sofram os preconceitos que existiam antigamente.
Eu acredito que ser mãe solteira não é o fim do mundo. Claro que não deve ser fácil, já que ainda temos o pensamento de que filhos precisam ter pai e mãe juntos, mas é possível criar uma criança sem o pai perto todos os dias e ter uma vida social igual a todos as outras.
E mais do que isso, acredito que elas tem a chance de conhecer outros homens na vida, que assumirão seus filhos como deles e poderão formar uma família futuramente.
E vocês, o que pensam sobre isso?
Beijos


Comentários

comentários

  • Franciele Galantine

    >Concordo com vc, acho que não deve ser fácil e a ajuda dos familiares são muito bem vindas.
    Beijocas

  • Valeria M. F.

    >Deus sabe como é dolorosa a decepção com o pai do seu filho, mas como dizem pai é aquele que cria, dá amor, carinho e ensina o caminho correto.

  • Anônimo

    Sou mãe solteira e sei muito bem como é doloroso, mas também aprendi como é ser amada de verdade depois que minha filha nasceu. Depois que passa o susto, a felicidade de encontrar o amor verdadeiro num filho, é inacreditável, inimaginável, inigualável.

  • http://facebook.com/profile.php?id=1393862404 Emmanuel Francisco Junior

    Dia da mulher!
    Parabéns as mulheres que estão amando, as que estão procurando e as que já encontraram a sua parte na felicidade! Parabéns Lene Rosa! Natural de Barro Alto-BA. Celebridade internacional. Uma das coautoras mais acessadas de todo o mundo. Sucesso Mundial EFJ.
    Chamam-me Lene estou vivendo um grande amor, é a resposta que você esperava!
    Este livro está mudando a vida de milhares de pessoas no mundo inteiro!
    Baixe este livro agora!R$2.99
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/?PAC_ID=125981
    Como se constrói um sucesso permanente? O que você precisa fazer? Leia este livro!
    Baixe este livro agora!R$2.99
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/?PAC_ID=125981
    ESTES SÃO OS DOIS MAIORES LIVROS QUE MAIS CRESCEM EM TODO O MUNDO! EFJ GLOBAL