Parto Humanizado, você sabe o que é?

06 de maio de 2011

Tem se falado muito sobre partos humanizados, em como são importantes e como as mulheres devem ter filhos assim, mas afinal o que é um parto humanizado?

parto humanizado

No site Amigas do Parto, encontrei informações muito legais sobre ele. Lá diz que o Parto Humanizado é muito mais do que um parto feito por seres humanos, como definem alguns, ou o direito a uma vaga em maternidade, ou o direito a seis consultas de pré-natal. Humanizar o parto é dar às mulheres o que lhes é de direito: um atendimento focado em suas necessidades, e não em crenças e mitos.
Para entender melhor, ela criaram uma tabela com intervenções que ainda são feitas, apesar de não serem nada humanas.
(Não to conseguindo por a tabela! Quem quiser visualizá-la clique aqui)
Por que se fala tanto hoje do parto humanizado, sendo que ele deveria ter sido sempre feito? Acredito que as coisas evoluem com o tempo e muitas ideias do que deveria acontecer em um parto, hoje foram por água abaixo, fazendo com que as questões sobre a humanização estejam cada vez mais presentes em hospitais, onde os pacientes devem ser vistos como pessoas e não como números, como muitas vezes ainda acontece.
O parto humanizado nada mais é do que o direito da mãe e do bebê de serem tratados da melhor forma possível e com maior dignidade. Ele pode ser feito em hospitais e também em casa, onde a humanização estará mais presente.
Muitas mulheres tem medo de terem parto normal (eu sou uma delas), talvez por terem a ideia do parto normal ser algo horrível, onde só há dor e sofrimento. Conhecendo melhor o parto humanizado, percebi que este momento pode ser algo muito além disso, fazendo com que se torne um momento inesquecível na vida de uma mulher.
Beijos,