Preparação dos seios para amamentação

02 de mai de 2011
 Como pedido, fui pesquisar sobre qual a melhor maneira para a preparação dos seios para a amamentação.
Na internet existe mil coisas entre simpatias e recomendações médicas para isso, além de muitos e muitos relatos de mulheres dizendo que o deu certo ou não.
Perguntei pra minha obstetra sobre isso e ela me aconselhou a tomar sol da manhã por 15 min no dia, esfregar bucha vegetal no mamilos e não passar qualquer tipo de creme ou até mesmo sabonete sobre eles.
A única coisa das 3 que estou fazendo é não passar nenhum tipo de creme sobre eles (podem me dar bronca!) . O sol não estou tomando, porque moro em apartamento cercado por outros prédios o que não me possibilita fazer top less na janela. No começo eu passei a bucha vegetal, mas depois de tanta dor, parei. Li também na internet que alguns médicos dizem que não adianta nada passar a bucha. Enfim, parei.
Fonte: Google

Banho de Sol

Em todos os sites que eu li sobre a preparação dos seios, é unânime a indicação sobre tomar sol da manhã por 15 minutos nos seios. No Guia do Bebê , eles afirmam que quem não puder tomar o banho de sol, poderá substitui-lo por uma lâmpada comum (no site não diz nada, mas a lâmpada deve ser de 40W). Vou fazer o teste!

Conchas de amamentação

Que dizem estimular a formação do bico do seio é mito. Segundo os sites que pesquisei, não é possível que a concha faça esse tipo de coisa. Três exercícios que podem auxiliar na formação do bico do seio: pedir para que o marido chupe o seio na intenção de estimular os mamilos a formarem os bicos, com o auxílio dos dedos indicador e polegar, puxe o bico do seio para fora até sentir um leve desconforto e o outro é rodar o bico do peito para um lado e para outro.

Pomadas a base de lanolina

Elas poderão ser utilizadas depois das mamadas para auxiliar na cicatrização, caso o seio tenha rachado. No Brasil existe 2 marcas de pomadas desse tipo, a Massê da Jhonsons & Jhonsons e a Lanidrat da Mantecorp, porém a mais indicada pelos médicos é a HPA Lanolin da marca americana Lansinoh (falei mais sobre ela aqui ).
Sinceramente, eu acredito que depende muito de cada mulher. As precauções podem auxiliar, mas a tão temida fissura pode aparecer pra qualquer uma.
O principal motivo das rachaduras não é o preparo dos seios e sim a pega do nenê no seio. É importante que a gestante aprenda a dar o peito para que não haja rachaduras. Ao contrário do que muitas pensam, a criança precisa pegar todo o mamilo e não somente o bico do peito na hora da amamentação.
E vocês, como vocês se prepararam? O que deu certo? O que não deu?
Espero ter ajudado!
Beijos