Preparação dos seios para amamentação

 Como pedido, fui pesquisar sobre qual a melhor maneira para a preparação dos seios para a amamentação.
Na internet existe mil coisas entre simpatias e recomendações médicas para isso, além de muitos e muitos relatos de mulheres dizendo que o deu certo ou não.
Perguntei pra minha obstetra sobre isso e ela me aconselhou a tomar sol da manhã por 15 min no dia, esfregar bucha vegetal no mamilos e não passar qualquer tipo de creme ou até mesmo sabonete sobre eles.
A única coisa das 3 que estou fazendo é não passar nenhum tipo de creme sobre eles (podem me dar bronca!) . O sol não estou tomando, porque moro em apartamento cercado por outros prédios o que não me possibilita fazer top less na janela. No começo eu passei a bucha vegetal, mas depois de tanta dor, parei. Li também na internet que alguns médicos dizem que não adianta nada passar a bucha. Enfim, parei.
Fonte: Google

Banho de Sol

Em todos os sites que eu li sobre a preparação dos seios, é unânime a indicação sobre tomar sol da manhã por 15 minutos nos seios. No Guia do Bebê , eles afirmam que quem não puder tomar o banho de sol, poderá substitui-lo por uma lâmpada comum (no site não diz nada, mas a lâmpada deve ser de 40W). Vou fazer o teste!

Conchas de amamentação

Que dizem estimular a formação do bico do seio é mito. Segundo os sites que pesquisei, não é possível que a concha faça esse tipo de coisa. Três exercícios que podem auxiliar na formação do bico do seio: pedir para que o marido chupe o seio na intenção de estimular os mamilos a formarem os bicos, com o auxílio dos dedos indicador e polegar, puxe o bico do seio para fora até sentir um leve desconforto e o outro é rodar o bico do peito para um lado e para outro.

Pomadas a base de lanolina

Elas poderão ser utilizadas depois das mamadas para auxiliar na cicatrização, caso o seio tenha rachado. No Brasil existe 2 marcas de pomadas desse tipo, a Massê da Jhonsons & Jhonsons e a Lanidrat da Mantecorp, porém a mais indicada pelos médicos é a HPA Lanolin da marca americana Lansinoh (falei mais sobre ela aqui ).
Sinceramente, eu acredito que depende muito de cada mulher. As precauções podem auxiliar, mas a tão temida fissura pode aparecer pra qualquer uma.
O principal motivo das rachaduras não é o preparo dos seios e sim a pega do nenê no seio. É importante que a gestante aprenda a dar o peito para que não haja rachaduras. Ao contrário do que muitas pensam, a criança precisa pegar todo o mamilo e não somente o bico do peito na hora da amamentação.
E vocês, como vocês se prepararam? O que deu certo? O que não deu?
Espero ter ajudado!
Beijos


Comentários

comentários

  • Talita

    >Hoje em dia os profissionais de saúde são contra o preparo do seio. Eu percebo em mim que a natureza tá agindo sozinha (já até tenho colostro e a pele está mais sequinha).
    Pro bebê mamar direitinho sem machucar a mãe tem que ficar com boca de peixinho *-*

    Beijosss

  • Aline Mamãe da Malu

    >Meu obstetra recomendou não passar sabonetes, nem cremes, deixar somente agua cair sobre os mamilos.
    Falou sobre o banho de sol, mas não tem como fazer aqui em casa, onde tem sol, os vizinhos podem ver…rsrsrs
    A bucha vegetal o médico não disse nada, mas mesmo assim estou experimentando… Conselhos da minha avó… As recomendações dela foram ferver a bucha antes(fica menos aspera), em movimentos circulares e em dias alternados, se a pele for mais sensível ainda, de 1 a 2 x na semana…
    Segui essas recomendações e até o momento não tive nenhum transtorno e a pele do mamilo está mais resistente, agora não posso garantir se é as recomendações do m[edico e da minha avó ou se é a natureza trabalhando…rsrsrs
    bjos Mah… há e obg pelo comentário… Maria Luiza é lindo mesmo…hehehe

  • Pequenos Mimos

    >Eu tomei sol, passei bucha e não passei nenhum tipo de creme no mamilo e resultado?Uma bela fissura no seio…a pega do bb é o que traz o resultado, aqui demoramos para acertar (cerca de 1 mês), demorei para procurar um banco de leite materno, e o Miguel chegou a tomar leite com sangue, depois de um baita susto quando ele regurgitou sangue fui atras do banco de leite, não tinha problema ele tomar leite com meu sangue, mas não era nada agradável a sensação dele mamando e o seio explodindo de dor, eu via estrelas, depois da pega correta nunca mais rachou e a amamentação era um momento maravilhoso. De nada adianta passar pomadas se não acertar a pega, falo por experiência, usei uma ótima pomada e melhorava e logo rachava de novo.

  • Isis

    >Ainda não fiz nada.Mas vou fazer o do sol,rsss.Agora q vou me mudar e a casa é toda cercada de muros altos eu posso.kkkkkkkk
    E tbm o marido vai adorar dar uma coperadinha..rsss
    Bjssss

  • vanessa

    >Mahhhhh, fiquei com muita vontade de dividir com vocês o que aprendi após duas gestações, fissuras sempre acontecem pois a sucção é um estimulo diferente e muito forte no seio, o que pode-se fazer é minimizar isso. Na maternidade uma enfermeira me ensinou a limpar o seio após as mamadas, a saliva do bebê é acida e se deixar no seio fica ardendo, e demora mais para cicatrizar. Dica, eu mantinha do meu lado na cama uma garrafinha de água e uma fraldinha, após amamentar limpava com a fraldinha úmida. Sugiro também um cicatrizante chamado Dersani, achei muito bom, após retirar a saliva passar um pouquinho. Confesso que é um pouco dolorido, mas quando temos vontade de amamentar e tomamos alguns cuidados com retirar a saliva, melhoramos rapidinho e podemos curitr esse momento!

  • Renata Federici

    >Queridas, já levo sete meses amamentando a Sabrina. E preparei meu seio desde o início. Passei os nove meses passando a famosa bucha, que no começo foi muito incomodo mesmo, depois já tinha me acostumado ao incomodo. Além disso, tomei sol no jardim de casa (descubram um horário quando os vizinhos não estejam) e me ajudou muito. Mas mesmo depois que Sabrina nasceu, passei os dois primeiros meses com creme de lanolina pura, banho de sol e quando não pude tomar sol, pelo frio que faz por aqui, fiz banho de luz vermelha, não é de lâmpada comum, mas uma em especial que somente a Philips produz por aqui e que é usada também em cadeias de comida fast-food para manter os alimentos aquecidos. Foi no próprio hospital que comecei a fazer banho de luz, o que funcionou muito, sempre depois de cada mamada uns 10 min. em cada peito, assim evitei ficar com rachaduras. Hoje já não faço mais nada, simplesmente a Sabrina recebe seu leitinho! Boa sorte a todas e não se frustrem caso não consigam, é realmente muito difícil, acho que mais do que o parto.

  • Mulher e Mãe

    >Oi! Eu não aconselho muito os cremes antes do bebê nascer não. Eles deixam a pele muito fina e hidratada, a sucção do bebê é poderosa e arrebenta essa pele bem tratadinha…rsrs

    Eu sou das antigas, ainda acredito que o negócio é deixar a pele "cascuda". Das duas vezes fiz preparação com a bucha vegetal e nunca tive nenhuma fissura. Comecei lá pelos 7 meses, de início mais fraquinho, aumentando a pressão à medida que a pele ia se acostumando e engrossando. Foi super bom (pra mim, né? rs)

    Boa sorte!!
    Tati

  • Genis

    >Bem pessoal, minha recuperação foi ótimo e me sinto muito bem!
    Uma coisa que eu não esperava que fosse doer tanto é a amamentação.
    Pois é…
    Depois de ter lido tanto sobre o assunto e até ter postado várias coisas aqui sobre a amamentação, tive que entrar na prática e percebi que não é uma coisa tão simples assim.
    O começo foi muito dolorido, chorei muito, mas sempre tive em mente em não desistir e aguentar até o final.
    Eu acho que nunca orei tanto na minha vida. Quando o José Marcos acordava eu já começa a orar pedindo a Deus forças pra conseguir amamentar o meu pequenino…
    Os 10 primeiros dias foram cruéis… mas também de muita alegria por conseguir amamentar e ver meu filho crescendo e engordando graças ao meu leite.
    Todos os dias eu pensava: Não vou desistir!! Cada dia que terminava pra mim era comemorado como um dia vencido.
    Além de ter lido sobre o assunto eu participei de dois cursinhos sobre amamentação logo na primeira semana pós parto. A pediatra do José Marcos tem uma enfermeira que orienta as mamães, ensinando tudo sobre amamentação.
    Uma coisa muito importante que aprendi e deixo aqui como dica é que pra amenizar a dor que já está instalada, não é preciso comprar pomada nenhuma, o melhor remédio é o próprio leite materno, que deve ser espalhado em todo mamilo e aréola, depois deixar o seio livre, sem encostar em tecido nenhum e, se possível, um banho de sol.
    Eu segui direitinho essas dicas e hoje estou muito feliz!
    Valeu a pena todo o esforço!
    Agradeço muito a minha mãe e o meu marido pelo incentivo, carinho e paciência.

  • butecofeminino

    >Olá!
    Estou passando exatamente pelos primeiros dias de amamentação. É a minha segunda filha e foi surpreendente o sofrimento e a dor…
    Faz três dias que tudo começou a melhorar. Acho que mais importante do q é o mais correto é o q funciona com cada uma. Eu escrevi dois posts sobre amamentação, se eu puder ajudar com alguma coisa.
    O 1o post é sobre a ajuda do meu marido neste período – Entre os defeitos e a melhor qualidade do marido http://wp.me/pX2wj-6x
    O outro é sobre como tenho enfrentado essa fase da amamentação: Amamentação: ato de amor, ato de superação http://wp.me/pX2wj-6B
    Beijos
    Sofia

  • Elaina

    >Não sei se vc leu meu relato da amamentação, o fiz essa semana, mas para resumir, fiz tudo o que me mandavam, usei concha, puxei o bico, tomei sol…. e NADA adiantou!

    Senti uma dor quase insuportável ao amamentar, mas consegui meu objetivo, amamentar até os 6 meses exclusivo e ir até qdo ele quisesse!

    A única coisa que realmente amenizava um pouco era a pomada Lansinoh, que por ser cara te aconselho a usar somente se sentir dor mesmo (pois na gestação não surtirá nenhum efeito).

    Tor;co para que vc não sinta dor, mas mesmo com a dor que sentia, amamentar é uma das melhores coisas da maternidade!

    Bjs

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

  • Anonymous

    >CREDO, SO DE LER ESSES COMENTÁRIOS JA FICO APAVORADA EM UM DIA PASSAR POR ISSO. ACHO QUE DEVE SER MUITO RUIM AMAMENTAR, ALÉM DE DEPOIS TER QUE FICAR COM OS SEIOS CAIDOS.

  • mariana

    nossa ja n aguento mais, meus seios estao doendo muito ja fiz de tudo mas n adianta em nada to muito triste de pensar em dar mamadeira para meu filho por causa das dores insuportáveis do seios.

  • Simone

    Estou na minha 2a gestação e não farei o que fiz na 1a… Peguei sol, passei a toalha e fiz os exercícios para fazer o bico… E meu mamilo esquerdo rachou… Passei Masse após a amamentação e não aguentava de dor… O que deu jeito (depois de já estar rachado), amamentava com bico de silicone (Protetor Mama Fäcil da Kuka) e casca de mamão… Só assim consegui a cicatrização.
    Dessa vez, irei utilizar pomada!!!

  • Catarina – São Paulo

    Olha francamente passar bucha vegetal no bico do seio é a coisa mais errada que se faz, fiz isso na minha primeira gestação, e com 7 meses comecei a ter contrações. Conversei com minha GO e ela disse que isso é errado pois isso esimula a produção do horminio do leite que é a ocitocina, a ocitocina é o soro que colocam nas gestantes que entram em trabalho de parto. Ou seja estimula o parto prematuro. Precisei tomar remedio o restante da gravidez para segurar o bebe, mesmo assim acabei tendo de 38 semanas. Então… Não façam isso. A melhor coisa é comprar aquelas concha de amamentação, conforme o leite desce ele é o melhor cicatrizante, qd rachava amamentava somente em um dos seios, até cicatrizar o outro, isso acontecia em 1 dia. Mas isso durou somente uma semana, entao a melhor coisa é o proprio leite.

  • http://facebook.com/profile.php?id=100003531823911 Priscila Andrade

    ai estou ansiosa ,ja estou com 8 meses e tou muito preocupada com isso .tb me ensinaram de tomar bano de sol mas na minha casa n tem como tomar

  • http://facebook.com/profile.php?id=100003531823911 Priscila Andrade

    ai estou ansiosa ,ja estou com 8 meses e tou muito preocupada com isso .tb me ensinaram de tomar bano de sol mas na minha casa n tem como tomar

  • http://facebook.com/profile.php?id=100004778970517 Elaine Ramon Arthur

    Bom, pra mim, nada disso adiantou, o bico do meu peito rachou e até sangrou.Agora que ele esta com 8 meses, o bico do meu peito ainda continua machucando, n sei se é porque ele suga muito

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!

  • http://facebook.com/profile.php?id=100001859830707 Elisama Targino Sepúlveda

    Isso deve ser desconfortável.. bem desconfortável!!!!!
    Tenho medo dessa parte!!