10 cuidados que se deve ter com a nova mamãe

22 de ago de 2013

10 cuidados que se deve ter com a nova mamãe

  1. Pergunte como ela está se sentindo, se precisa de alguma coisa. Deixe que ela se abra.
  2. Não menospreze seus sentimentos e nem encare como algo sem sentido ou exagerado. Não é.
  3. Leve-a para um passeio rápido (pode ser um café na esquina) enquanto o bebê está dormindo ou com alguém de confiança. Dar uma espairecida ajuda a pôr os pensamentos e sentimentos no lugar.
  4. Deixe ela dormir quando sentir vontade. É preciso muito descanso para se adaptar à nova fase e também para produção de leite materno.
  5. Se você estiver perto da nova mamãe, atue no sentido de evitar muitas visitas, o tempo todo, durante os primeiros dias. Ela poderá se sentir muito sobrecarregada e cansada para ter que dar atenção para outras pessoas que não o bebê.
  6. Dê um presente à ela. Não precisa ser nada muito grandioso, mas agora os presentes serão exclusivamente para o bebê e receber um mimo fará toda diferença.
  7. Pergunte se ela gostaria de fazer alguma coisa, como por exemplo, ir ao cabeleireiro. Coisas corriqueiras podem se tornar quase impossíveis no início e ter a opção de realizar algumas delas fará um bem danado.
  8. Não esqueça de elogiá-la sempre que puder. Diga o quanto ela está bonita e o quanto está se saindo muito bem (principalmente as de primeira viagem);
  9. Se sentir protegida e amparada é essencial. Mostre à ela que você está ali, para o que ela precisar;
  10. Por último, mas não menos importante: ajude com os cuidados com o bebê. Se ofereça para aprender a trocar fraldas, dar banho e mostre que os cuidados não são somente dela, que você pode e quer ajudar.

Beijos,