10 sinais de que seu bebê está com sono

18 de fev de 2015

Quando comecei a ensinar a Mariah a dormir a noite toda e depois sozinha, uma das coisas que aprendi foi que, durante o dia, o bebê também precisa de rotina e que não dá para deixá-lo muito cansado para ir dormir.

Eu só percebia que ela estava com sono, quando já estava muito cansada e com isso era uma briga sem fim para que ele se entregasse e dormisse. Além disso, ela dormia bem mal.

Depois que eu comecei a por rotina no sono e a observar os sinais de que ela estava ficando cansada, tudo melhorou. Agora as sonecas de meia hora geralmente passam de 1h, ela fica mais descansada, mais tranquila e tudo está mais calmo por aqui!

Para ajudar vocês, fiz essa listinha de sinais que o bebê dá quando está com sono para que vocês também fiquem atentas e não esperem ele estar muito cansado para dormir!!

yawningbaby

10 sinais de que seu bebê está com sono

  1. Coça os olhos: um dos primeiros sinais de que seu bebê está ficando cansado é quando ele começa a coçar os olhos várias vezes seguidas.
  2. Perde o interesse: sabe quando o bebê não quer saber de mais nada que você mostra pra interagir? Parece que não consegue mais prestar atenção? Então, é sono!
  3. Fica tenso: bebê cansado fica com o corpo mais rígido e pode ficar com as mãozinhas fechadas, tensionando-as.
  4. Boceja: sinal clássico de sono. Ele começou a bocejar, já coloque-o para dormir, não espere ele ficar super cansado para isso.
  5. Evita contato visual: o bebê cansado não responde muito quando chamamos e pedimos sua atenção!
  6. Fica agitado: por incrível que pareça, quanto mais cansado, mais agitado. Se o bebê está impaciente e muito ativo, pode ser sinal de que está com sono.
  7. Altera expressões faciais: o bebê começa a fazer caretas e expressões que geralmente não faz quando está bem disposto.
  8. Fica Irritado: qualquer coisa o deixa nervoso, nada está bom. Não quer mais brincar e parece que ele não quer mais nada.
  9. Demonstra querer o peito: mesmo se ele tiver acabado de mamar, quando está com sono o bebê geralmente quer o peito, pois isso o acalma.
  10. Chora: quando o bebê está assim é sinal que já passou da hora de dormir e por isso que ele está chorando! Provavelmente ele irá brigar com o sono por conta do cansaço.

Cada bebê se comporta de uma forma e o melhor é você observar e ver quais são os sinais que ele te dá de que está cansado! Não espere que seu filho esteja muito cansado para fazê-lo dormir, pois isso poderá ser bem estressante para você e para ele.

Beijos,