A minha gestação de 12 meses

02 de jan de 2013

Vocês já ouviram falar na gestação de 12 meses? Já contei um pouco sobre o que ela é aqui.

Bom, basicamente a gestação de 12 meses, é quando a mulher se prepara para engravidar 3 meses antes. Eu nem sabia que isso existia e sempre pensei que o dia que eu quisesse engravidar era só parar com os remédios e pronto!

Mas na verdade não é tão simples. Apesar de muitas mulheres engravidarem sem os cuidados antes e não terem problema algum a segurança morreu de velha, né? Por isso o ideal, para quem já está planejando um baby para 2013 é começar desde já!

Como? Primeiro ir ao ginecologista/obstetra e avisá-lo do seu desejo de engravidar. Aí ele passará uma série de exames para que você veja se está tudo bem, se há alguma coisa que precisa ser tratada antes. Pode ser que esteja tudo ok, mas pode ser que apareça alguma coisa, como um hipotireoidismo ou anemia, que precisam ser tratados/controlados para que corra tudo bem durante a gestação.

Na minha gestação do Vítor, quando fui fazer esses exames pré gestacionais apareceu uma ferida no útero que precisei tratar antes de engravidar. Fiz o tratamento e foi tudo super tranquilo!

Mas falando da minha p´roxima gestação, eu quero engravidar em 2013. quem leu meu planos para este ano viu que uma dos objetivos é esse. Não sei ainda se vou engravidar mais para o meio ou final do ano, mas de qualquer forma decidi que começaria a me cuidar desde já.

Marquei médico e a avisei da minha intenção. Também pesquisei outros obstetras para que eu escute diversas opiniões sobre o parto normal e esteja bem segura da minha decisão de tentar um ou fazer uma nova cesárea. Até onde eu sei, todos os obstetras receitam tomar ácido fólico pelo menos 3 meses antes da engravidar, pois ele é extremamente importante para a formação do bebê nas primeiras semanas, onde geralmente ainda não sabemos que estamos grávidas.

Outra coisa muito importante é a alimentação que deve ser o mais saudável possível antes mesmo de já estar esperando o bebê.

Ao contrário da gestação do Vítor, dessa vez não estou super ansiosa, quero fazer tudo com calma, pensar em vários detalhes, como por exemplo como ficará minha casa com mais um filho, qual será o quarto dele, qual o do Vítor, se vou tirá-lo do berço e passar pra cama, enfim, coisas assim.

Bom, eu vou dando notícias sobre minha próxima gestação, contando o que eu estou fazendo antes de engravidar para que tenha a melhor gestação possível!

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Tem um post bem legal: Planejando a gestação

Se você também está planejando engravidar em 2013, que tal começar a preparar corpo e mente desde já?

Beijos,