A semana do bom humor

14 de maio de 2011

>

O humor nas gestantes é uma coisa engraçada mesmo, né? Tem dias que a gente se acha horrorosa, que ninguém gosta de nós e o mal humor reina. Já outros dias parece que a felicidade não cabe dentro de nós.
Essa semana foi assim, alegria plena. Não teve nenhum motivo específico para tanta alegria, mas me senti muito feliz durante o tempo todo. Meu marido chegou até a dizer que estava casado com uma louca, porque me pegava dançando e cantando sozinha.
Os hormônios durante a gravidez tem grande influência sobre nosso humor. Ficamos mais sensíveis do que o normal e qualquer gota d’agua pode se tornar uma tempestade para nossas vistas.
Segundo o Guia do Bebê , os vilões da história não são só as mudanças hormonais. As mudanças físicas também ajudam nas alterações de humor. Pés inchados que obrigam a grávida trocar seus sapatos por até dois números a mais que o real, aquela calça que a mulher adora não serve mais, por mais esforço que ela faça.  Dores na coluna que nunca apareceram agora acontecem pelo peso extra da barriga, e o tamanho da barriga deixa os movimentos da gestante mais lentos ou até impedem que ela faça algum que deseja. Ansiedade, alegria de ser mãe e sentir-se poderosa, preocupações com a formação do pequeno serzinho que se forma dentro do seu corpo, imaginando como será o seu futuro e do seu filho e como será a sua carreira e o seu casamento daqui para frente são sentimentos que fazem qualquer humor subir e descer rapidamente.
Mesmo tendo tantos motivos para o vai e vem do humor, acredito que devemos nos policiar para evitar muitos exageros durante a gravidez. Digo isso, porque nos meus dias de crise (escrevi sobre um desses dias aqui), percebi que era injusta com as pessoas, principalmente com meu marido. Agora estou aprendendo a lidar melhor com isso.
E a felicidade, devo controlar? Acredito que não, né? Parece que quando estamos felizes as pessoas que estão a nossa volta também se contagiam com nosso bom humor, principlamnete o pequeno ou pequena que mora aqui dentro. Tenho certeza que essa semana foi muito feliz pra ele(a) também!
Não sei até quando todo esse humor durará, mas quando ele quiser ir embora, vou segurá-lo o máximo possível perto de mim. 🙂
Como anda o humor de vocês? Muitos altos e baixos??
Espero que mais altos do que baixos!! 🙂
Um beijo a todos!!