Alimentação X Leite Materno

15 de maio de 2011

>

Fonte: Google.
Não sei se vocês assistiram o Globo Repórter da sexta-feira passada (13/05/11), mas o tema foi alimentação. Em umas das partes da matéria falou-se sobre a influência da alimentação da mãe para o sabor do leite materno. Eu sabia que que a mãe que amamenta deve se preocupar com o que vai ingerir, mas não que o sabor do leite materno mudava dependendo do que a mãe comer. Achei isso fantástico!!
Pesquisando, encontrei no site Guia da Nutrição mais informações sobre o assunto, lá diz que: a importância de amamentar a criança com o leite materno que, além de possuir benefícios para a saúde, tem sabor diferenciado todos os dias, o que ajuda na construção do paladar do bebê, ou seja, o leite materno, por sofrer mudanças no sabor, auxilia na formação das papilas degustativas do bebê, fazendo com que ele experimente, quando for maior, vários tipos de comida.
Segundo a nutricionista que participou do programa, Isa de Gouveia Jorge, da USP :“A criança que é aleitada ao leite materno já conhece diversos sabores. O leite materno muda de sabor conforme a alimentação da mãe, diferente de uma criança que é amamentada com mamadeira, que o sabor é sempre o mesmo, não muda. Ou seja, o aleitamento favorece a formação de um paladar mais rico. A criança vai ter mais predisposição para experimentar o alimento diferente, aquele que é novo”.
Mais um ponto super positivo pra amamentação, né? Claro que uma mãe que não puder amamentar seu filho e tiver que dar a mamadeira, nao poderá se culpar por isso, pois não foi culpa dela, mas quem puder dar o peito, já viu que só traz coisas boas para a criança.
Espero que tenham gostado!!
Beijos