Amamentação, o que comer durante essa fase?

14 de set de 2016

Sabemos que a alimentação de uma lactante deve ser e rica e variada, repleta de frutas, cereais integrais, legumes e verduras, evitando alimentos industrializados e muito gordurosos, que não acrescentam valor nutricional nem para a mãe nem para o bebê.

De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin do site Tua Saúde, durante a amamentação, mesmo com o aumento de calorias na dieta, a mãe emagrece em média de 1 a 2 kg por mês, de forma lenta e gradual, devido à energia que é perdida durante a produção de leite.

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Amamentação, o que comer durante essa fase?

-Pelo menos 3 frutas por dia
-Legumes e verduras no almoço e jantar
-Peixe bem cozido em uma das refeições principais
-Arroz, massa ou batata nas refeições principais (menos de metade do prato)
-Pequenas quantidades de alimentos com carboidratos nos lanches, como por exemplo 30 g de cereais, 1 pão integral, 1 pão de centeio ou 2 torradas, por exemplo.

É importante lembrar que a ingestão de água ajuda na produção do leite e devem ser consumidos de 3 a 4 litros diários. Essa quantidade representa todos os líquidos presentes nas frutas, sucos, sopas e para  produzir o leite que o bebê necessita, 2 litros devem ser de de água e chás.

Sabemos que tudo o que a lactante ingere vai para o leite, consequentemente para o bebê, então para evitar cólicas nos bebês, é necessário que a mãe evite alguns alimentos, como os citados no post: Alimentos que devem ser evitados por quem amamenta.

Espero ter ajudado!

Beijos,