Anvisa proíbe funchicória

19 de abr de 2012

Desde sempre ouvi alguma mãe falando que estava danod funchicória para melhorar a cólica do bebê. Quando Vítor nasceu já pensava m comprar para melhorar, mas aí o pediatra me aconselhou a não dar, pois poderia causar sufocamento pelo pó, além de conter açucar, o que não fazia bem para o bebê.  Fiquei com medo e resolvi não dar!

Depois uma amiga disse pra eu comprar chá de chicória e dar algumas gotinhas por dia. Resolvi arriscar e comprei numa fármacia dessas naturais. Usei acho no máximo umas 3 vezes com o Vítor, antes tentava sempre outras opções, como fazer massagem, fazer compressa com fralda quente na barriga e deitá-lo de bruços no colo.

Hoje vi que a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) proibiu a funchicória por não ter comporvação científica de sua eficácia e nem comporvação de que não faz mal aos bebês, devido a sacarina que contém na composição. Não sei se isso vale para as gotinhas de chá de chicória que eu comprei peo pequeno.

De qualquer forma, se a Anvisa proibiu é porque não é confiável, né? Por isso mama~es de bebês recém nascidos, minha dica é: paciência. As cólicas vão amenizando conforme eles crescem e com aproximadamente 3 meses elas vão embora. Tentem as outras opções que citei ali em cima que sempre me ajudaram muito.

A massagem pode ser feita com óleo para bebês e a compressa com fralda quente é bem fácil, é só pegar uma fraldinha de pano do bebê e passar com ferro, aí espera ela estar em uma temperatura que não queime o bebê e coloque sobre a barriga dele. A posição de bruços no colo é como esta da foto, onde meu marido está com o Vítor:

Olhem o tanto que ele era pitico!!! O cabelo nem enrolava ainda! 🙂

Boa sorte a todas as mães!

Beijos