Brincadeiras do meu tempo de criança

22 de jul de 2016

Eu sempre fico com a sensação de que as crianças de hoje quase não brincam. Elas brincam, ok, mas parece que estão sempre ligadas a tecnologia ou brincando de coisas meio sem graça.

Na época em que eu era criança, não parava em casa, vivia na rua com meus amigos brincando e correndo sem parar. Tudo bem que hoje me dia a violência é preocupante e não dá mais (infelizmente) para deixar as crianças tao soltas, mas que tal reunir diversas mãesc om filhos e fazer uma tarde como “das antigas”?

Morro de vontade de fazer isso com as crianças – e ainda farei – para que eles possam conhecer as brincadeiras que eu brincava e eu também relembrar como era bom ser criança!

Design by Freepik

Design by Freepik

Algumas ideias para vocês fazerem no dia:

Brincadeiras do meu tempo de criança

  • Amarelinha

Ir do céu ao inferno, pisando nos números certos e jogando pedrinhas. Quem nunca brincou? Era divertido demais!

  • Pular elástico

Os meninos não brincavam tanto, mas as meninas faziam isso o tempo todo. Duas meninas, cada uma de um lado, segurava o elástico e as outras pulavam no meio! Lembro que tinha fases bem fáceis e outras super complexas!

  • Bolinhas de gude

Eu adorava brincar de bolinhas de gude! Tudo bem que quase nunca brincava do jeito certo, mas o importante era se divertir

  • Rio vermelho

Acredito que essa brincadeira tenha outros nomes dependendo da onde você more, mas ela era assim: a gente ficava de um lado da rua e quando uma criança gritava “rio vermleho”todos tinham que correr para o outro lado. Quem chegasse por último perdia.

  • Passe anel

Ir passando um anel de mão em mão e depois tinha que descobrir com quem tinha ficado. Quem acertasse podia escolher qual sonho queria que realizasse, mesmo que esse sonho continuasse sendo só sonho mesmo!

  • STOP

Papel, caneta e muita diversão! Eu amava brincar de STOP!

  • Corre cutia

Todos sentam em círculo e uma criança corre em volta até escolher alguém para colocar um papel ou tecido atrás da pessoa!

  • Gato Mia

As crianças se escondem em um quarto escuro e a outra entra para procurar. Quando ela entra no quarto fala “gato mia” e pelo som do “miau” a criança vai encontrando os “gatinhos”escondidos.

  • Saquinhos

Essa também tem outros nomes dependendo da região. São cinco saquinhos cheios de arroz que a gente precisava ir jogando pra cima e conseguir pegar todos!

E vocês, do que brincavam?

Beijos,