Chorar na hora de mamá é normal?

07 de ago de 2014

A Mariah, desde o primeiro mês chora para mamar. Ela começa a mamar, engasga com tanto leite, mama, mama, mama e aí quando não sai mais de jorro, que ela precisa sugar para vim o leite, abre o berreiro.

No começo fiquei preocupada pensando que ela não estava conseguindo mamar, que poderia ter língua presa ou até que meu leite não estava sendo suficiente. Comecei a dar os dois peitos (Vítor sempre só mamou um e ela estava mamando um só!) e no segundo acontecia a mesma coisa, mamava numa boa no começo enquanto o leite jorrava na boca dela e quando ela precisava sugar, começava a chorar.

Conversei com o pediatra, ele olhou se ela tinha língua presa, mediu, pesou e constatou que ela não tem nada de errado. Está se desenvolvendo bem, não tem nada que impeça o mamá. Ele pediu então pra eu dar o peito lá no consultório pra ele ver como era. Eu dei e aconteceu a mesma coisa de todos os dias: ela mamou super bem no começo enquanto o leite sai sozinho e depois começou a chorar.

Ele concluiu que o que acontece é que como o leite sai fácil no começo, ela não quer ter que se esforçar depois para mamar e por isso que chora, nervosa. Pediu para eu não trocar o peito de cara, deixar ela sugar, pois o leite “gordo” é o do final e ela precisa mamá-lo.

7

Comecei então a fazer isso, ela começava a chorar e eu insistia pra ele mamar nele mais um pouco e só depois trocava o peito. Aí na outra mamada começava pelo último. Eu apertei meu peito várias vezes para ver se ainda tinha leite mesmo e sempre saia.

Hoje em dia ainda é assim, mas hoje ela não chora mais de berrar, só reclama. Começa a ficar difícil de sair o leite e ela reclama, solta, pega de novo, suga um pouco e reclama. Eu deixo um pouco assim até ela começar a reclamar bastante e aí troco o peito.

São raras as vezes que ela mama sem chorar ou reclamar, então, apesar de ficar tranquila de saber que não é nenhum problema de saúde, acho ruim que ela chore assim, porque parece que ela não gosta tanto desse momento que eu amo! Mas cada bebê é de um jeito, né?

Se seu bebê também chora para mamar, converse com o pediatra para descartar qualquer problema de saúde ou coisa assim e observe bastante para ver o que poderia ser!

Beijos,