Ciúmes entre irmãos

09 de maio de 2014

Desde a gestação que eu venho trabalhando a questão do nascimento da Mariah com o vítor para que ele não tivesse muito ciúmes dela… Sempre falava dela, pra ele conversar com a barriga, dar beijos… Na hora do banho ele dava lavava a barriga falando que era ela e mesmo no começo ele demonstrando que não entendia bem, foi tudo indo super tranquilo.

Quando ela nasceu, na hora que ele foi conhecê-la eu coloquei um presente no moisés, disse que ela tinha trazido para ele e foi super legal.

ciumes de irmãos

Claro que ele teria ciúmes, é normal, afinal agora ele teria que dividir a atenção dos pais com um bebê muito mais dependente que ele. A minha intenção era que esse ciúmes fosse algo pequeno, que ele logo se adaptasse a essa nova vida tendo uma irmã.

Nos primeiros dias eu sofri demais, pois não conseguia dar atenção para ele e via em seus olhos que ele sentia minha falta. Eu chorava escondida por não conseguir atender seus pedidos e sofri demais. Graças a Deus que rapidinho consegui colocar tudo no lugar e consegui fazer a maior parte das coisas que fazia com ele: dar comida, banho e brincar no chão.

Com os dias passando o ciúmes chegou no seu auge. Ele tentou bater nela algumas vezes e fez de tudo para perdemos a paciência com ele. Expliquei pro meu marido que agora era a hora de termos calma e mostrar que ele não precisava nada daquilo para ter nossa atenção.

Não foi fácil. Eu que costumo ser calma quase não aguentei. MAs devegar fomos aprendendo a lidar com a situação e agora tudo está melhorando. Eu também me empenhei mais para brincar mais com ele no fim do dia quando ela dorme, levar ele para a cama e pequenas coisas que a gente acha que não tem importância, mas fazem toooda diferença. Voltei a levá-lo na escola também e isso tem sido ótimo!

Para quem vai passar por isso, vá preparando a criança, mesmo que pareça que ela não está entendendo. E depois que nascer, saiba que é bem provável que seja meio conturbado no início, mas com jogo de cintura a gente consegue passar por cima de tudo!

Beijos,