Coisas que você deve dizer ao seu filho todos os dias

23 de fev de 2016

Com a correria da vida, que nós mesmos colocamos, tem dias que parece que passa tão depressa, que esquecemos de pequenas coisas que são tão importantes. Uma delas é que a nossa vida pode ser cheia de afazeres e compromissos, mas é a única fase da vida dos nossos filhos onde teremos a chance de ensiná-los como é viver e o que realmente vale a pena na vida.

Depois que eles crescem, é muito mais difícil de se modificar os valores aprendidos na infância e por isso que temos que nos policiar sempre, para ver se estamos fazendo o melhor de nós por eles.

Sei que nem todo mundo tem facilidade em dizer o que sente, mas é importante termos uma boa comunicação com as crianças, para que elas aprendam a falar o que sentem também.

amor pelo filho mais velho

Coisas que você deve dizer ao seu filho todos os dias

  1. Eu amo você: pode parecer óbvio, mas é importante que ele escute e tenha a certeza de que mesmo quando você o contraria ou faz algo que ele não goste, ainda assim o ama imensamente.
  2. Me desculpe: se você errou, não pense que só porque seu filho é criança não precisa se desculpar.Pelo contrário, admitir o erro e pedir perdão é muito importante para que ele perceba que você também erra e principalmente, para que ele aprenda que sempre se deve assumir os erros e se desculpar.
  3. Eu sei que você consegue fazer isso: não faça pelo seu filho o que ele é capaz de fazer sozinho e quando ele estiver com dificuldade, o lembre que ele será capaz de cumprir aquela missão. O incentivo, ainda mais vindo dos pais, é muito importante!
  4. Eu estou muito triste ou muito feliz: se algo está te deixando chateado(a), fale para seu filho, principalmente se o motivo não estiver relacionado à ele. Mesmo pequeno, é importante que ele perceba que não é o culpado por sua tristeza. Se ao contrário, algo está te deixando imensamente feliz, diga o motivo e peça que ele comemore com você.
  5. Você pode me ajudar?: mesmo que seja uma pequena tarefa, incentive seu filho a ajudar e mostre o quanto ele faz parte da família e como ele é útil e importante.
  6. Tudo bem errar: muitas crianças acham que não podem errar em nada, pois serão punidas por isso. Mostre ao seu filho que errar é normal e que devemos aprender com nossos erros.
  7. Eu te desculpo: uma das coisas mais importantes que você poderá ensinar seu filho é o perdão. É preciso que ele aprenda a perdoar as pessoas e isso acontecerá quando você o perdoar pelo que fez, mesmo que tenha sido algo que te magoou. Aí você volta para o item 4 e diga para ele que o perdoa, mesmo tendo ficado chateado com a situação.
  8. Eu gosto quando você…: reforce os comportamentos positivos do seu filho dizendo à ele que gosta quando ele, por exemplo, guarda os brinquedos após brincar ou pede algo com educação. Chamar atenção quando erra e não parabenizar quando acerta é um erro terrível.
  9. Eu estou te ouvindo: muitas vezes as crianças falam e ninguém presta atenção. Na maioria delas eles percebem isso, mesmo que não digam, por isso olhe nos olhos do seu filho, diga que está escutando e preste realmente atenção ao que ele diz.
  10. Estou orgulhoso(a) de você: poucas coisas nos fazem tão bem quanto saber que deixamos quem amamos felizes. Quando você mostra ara seu filho o quanto se orgulha dele, faz com que ele queira fazer as coisas cada vez melhores.

Quantas destas frases vocês falam diariamente para seus filhos? Se não falam, qual é o motivo?

Muitas pessoas pensam que falar dos seus sentimentos fará com que pareçam vulneráveis e fracas. Ao contrário, só quem tem muita coragem é que fala o que sente e assume o que faz. Ensine isso ao seu filho e quando ele crescer, se orgulhará do adulto que ele se tornou.

Beijos,