Como adaptar bebês e crianças ao horário de verão

20 de out de 2015

Antes de ser mãe eu amava o horário de verão! Mesmo de manhã ficando claro mais tarde, ter uma hora a mais de sol no fim do dia era muito gostoso! Eu saia para caminhar no fim da tarde e sempre tinha esse tempo a mais, sem preocupações. Depois que as crianças nasceram o meu tão amado horário de verão não ficou mais tão querido assim por mim. Isso porque, apesar de termos 1 hora a mais para eles brincarem, muda toda a rotina do sono, bagunça tudo! A Mariah, por exemplo, dorme as 20h, mas agora, as 20h ainda tem um restinho de sol e é bem estranho (acredito que mais para mim do que para ela) colocá-la para dormir sem estar totalmente escuro.

De qualquer forma o horário de verão está aí de novo e teremos que nos adaptar a ele! Se você não começou uma adaptação antes do horário mudar e agora está penando com as crianças, aí vão algumas dicas:

Como adaptar bebês e crianças ao horário de verão

Bebês:

Com bebês o ideal é sentir como eles ficarão com a mudança e ir fazendo os ajustes no horário de forma gradual, mudando a hora de acordar e dormir 15 minutos por dia até dar 1 hora. Assim eles não sentirão tanto. Se você tentar mudar de forma brusca eles estranharão e será mais difícil. Mantenha a mesma ordem da rotina de antes, como por exemplo: comer, depois tomar banho, depois brincar e só depois dormir. Assim, apesar do tempo estar diferente, eles saberão o que vai acontecer. E não tire a soneca do dia para que ele sinta mais sono a noite, pois isso o deixará mais cansado e irritado, o que, ao contrário do que imaginamos, o fará lutar mais contra o sono.

Crianças:

Explique para elas que o horário mudou e por isso que agora o sol demora mais para ir embora. Mesmo assim, mantenha a mesma rotina diária e se perceber que eles não estão conseguindo dormir mais cedo, faça como com os bebês e mude a hora de dormir de forma gradual. Pela manhã, mesmo para os que não vão para a escola, acorde-os 15 minutos mais cedo todo dia, até eles voltarem a acordar no mesmo horário de antes. Se você perceber que eles estão ficando muito cansados, deixe que tirem uma soneca durante a tarde para que consigam voltar ao ritmo novamente.

parte mais dificil do dia

Se você quer aproveitar a mudança de horário para reajustar a rotina de casa, faça isso sempre de forma gradual para que os bebês e as crianças não sintam tanto.Pode ser que, nos primeiros dias, eles acordem mais durante a noite até que se adequem novamente. Mas não se desespere, eles se adaptam rápido a nova rotina e em poucos dias tudo estará no lugar novamente!

Beijos,