Como dar limites aos filhos

25 de fev de 2016

Ser mãe é sempre um desafio, mas educar uma criança com certeza é um dos maiores deles! Principalmente quando eles chegam na idade de testar seus limites.

Isso é super saudável, pois faz parte do desenvolvimento da criança e ela precisa saber até onde pode chegar. Como nós, mães, somos o porto seguro delas, adivinhem qual será a pessoa mais desafiada? Acertaram!! Será sempre com a gente que eles vão testar e tentar mais e mais vezes ultrapassar o limite imposto!!!

O que fazer então? Além, de muita paciência, há algumas coisas que podemos fazer para facilitar este processo.

mah3

Como dar limites aos filhos

1. Entender as necessidades dos seus filhos

É importante entender que as crianças precisam testar até onde elas podem chegar e de qual forma podem resolver aquela questão. Por isso, sempre que estiver passando por um destes momentos, pare e pense qual a necessidade da criança naquele momento.

2. Entender as suas necessidades neste processo

Você precisa observar também o que acontece dentro de você quando seu filho te afronta. O que sente? Qual o motivo? Quando você passa a se entender melhor, consegue tomar a decisão mais acertada de como resolver aquele impasse.

3. Criar regras claras

As crianças precisam entender quais são as regras da casa. Se cada dia você decide que será de um jeito, elas ficarão confusas e não entenderão o que devem seguir e de que forma, por isso é tão importante ter regras.

4. Criar uma rotina saudável

Rotina é muito importante na vida de qualquer mãe. Porque além de deixar tudo mais organizado ainda transmite segurança para as crianças, que saberão qual será a próxima atividade. Pense em uma rotina que será saudável para sua família e a siga todos os dias. No começo é bacana ir falando o que está acontecendo e qual será a próxima atividade para que as crianças a conheçam mais depressa. Por exemplo: “Agora estamos indo para casa e chegando lá iremos tomar banho e depois jantar”. Logo eles saberão que a rotina é esta e eles mesmo dirão qual será a próxima atividade.

5. Ter autoridade amorosa

Ensinar com amor não significa não ter autoridade ou não impor limites. Significa ensinar os filhos de forma que eles te obedeçam não por medo da punição, mas sim por respeito a você. Abaixar na altura da criança, olhar em seus olhos e falar de forma clara e calma é uma das formas de se fazer isso.

Todas estas coisas que escrevi faz sentido para vocês? Eu aprendi com a psicóloga Clarissa Yakiara em seu curso online sobre como ser mãe de forma mais consciente e com menos estresse. E aprender a lidar com nossos filhos faz parte deste processo.

O curso da Clarissa é ótimo, mas no momento as inscrições estão encerradas. Eu aviso quando reabrirem!

Beijo,