Como devo escolher o meu obstetra?

17 de mar de 2015

Escolher o obstetra não é uma missão fácil, porque precisa ser, além de um bom profissional, alguém que te respeite de fato, que dê informações relevantes e que você tenha afinidade, pois ele estará com você no momento mais importante de sua vida e isso fará toda diferença.

Antes de “bater o martelo”, leia as dicas aqui e vá atrás, se informe, pesquise, pois assim, você terá a chance de ter um ótimo parto!!

Como devo escolher o meu obstetra?

  • Se informe sobre quais tipos de partos aquele médico faz e pergunte sobre a porcentagem deles. Muitas vezes o médico diz que faz parto normal, mas quando você vai ver a porcentagem, a grande maioria é de cesáreas.
  • Pergunte para amigos, parentes e conhecidos referências sobre o profissional escolhido. Não tem nada melhor do que saber de quem já teve filhos com ele sobre como ele realmente é.
  • Caso não conheça ninguém que já tenha sido atendido por ele, procure grupos nas redes sociais da sua cidade sobre partos e então procure referências por lá.
  • Verifique se ele atende pelo seu convênio ou se é particular. Se for a segunda opção, faça um orçamento e veja tudo que estará incluso no valor cobrado.
  • Vá em mais de um obstetra se julgar necessário até encontrar um que realmente te atenda da forma como deseja. No Brasil, infelizmente, há médicos pouco profissionais que não se preocupam tanto com o bem estar do paciente e sim deles próprios. Isso aconteceu comigo na gestação do Vítor e só descobri depois que ele nasceu.
  • Estude sobre partos para poder indagar seu médico a respeito. Assim você saberá se ele realmente é um bom profissional. Sem conhecimento, não saberemos que tudo aquilo que ele está falando é de fato necessário para nós.
  • Veja se ele tem uma equipe de funcionários que trabalham juntos, perguntem quem são e também busque referências sobre eles.
  • Se não se sentir a vontade com aquele profissional, mude sem ter dúvidas. Não fiquei com uma médico só porque ele é o da sua família ou é considerado o melhor. Você precisa estar o mais a vontade possível com ele.

Espero ter ajudo nesta busca que é tão importante para todos nós!

Beijos,