Como dormir bem: rotina do sono

12 de nov de 2013

Como dormir bem?

Essa é a eterna dúvida das mães!

Quando Vítor tinha mais ou menos 1 ano ele começou a dormir a noite toda! Ah, que delícia! Meus dias passaram a ser bem mais tranquilos e menos cansativos, já que eu tinha descoberto como dormir bem.

Foi uma fase muito boa, que eu aproveitei muito!

Com 1 ano e 10 meses decidi que era hora dele ir para a cama. Eu já estava ficando incomodada com ele no berço, parecia que não tinha espaço, que ele não ficava confortável e por isso resolvi dar a ideia dele dormir na cama. Ele amou desde o primeiro momento. Foi para um quarto novo, maior, com seus brinquedos todos a vista e sua cama. Ficamos todos muito felizes!

como dormir bem

Mas o problema começou desde a primeira noite. A minha fórmula de “como dormir bem” tinha passado da validade. Acredito que como ele tem a possibilidade de descer da cama quando quer, passou a não dormir mais sozinho, como já era rotina aqui de casa. Antes eu dava boa noite, colocava no berço e pronto, ele dormia! Agora isso já não acontece, ele vai pra cama e logo está de volta na sala.

Por comodismo meu, passei a deitar com ele na cama. Talvez fosse melhor eu ensiná-lo a dormir sozinho na cama também, mas eu ando tão cansada que acabei indo pelo caminho mais fácil, de deitar com ele. Claro que ele se acostumou rapidinho e agora sempre que vai dormir me pede para deitar com ele. Tem dias, como ontem, que ele estava muito cansado que deitou e dormiu sozinho, mas geralmente eu ou o pai deitamos.

Eu acabo pegando no sono também e uns 30 minutos depois meu marido vai lá me chamar. Essa tem sido nossa rotina desde que ele começou a dormir na cama. Eu achei que tudo bem deitar com ele até ele dormir. Eu canto músicas, conto histórias e é um momento gostoso entre nós.

O que está acontecendo de chato, é que agora ele tem acordado toda madrugada. Ele geralmente vai para o meu quarto e me chama. Eu geralmente falo “vamos para a caminha” e volto com ele para o quarto dele. Tem dias que estou morta de sono e só coloco ele na minha cama, mas não quero que ele se acostume a dormir na minha cama, se não quando o bebê nascer será mais difícil.

Ele não chora e vai pra caminha dele numa boa, eu fico um pouco lá, ele dorme de novo e volto pra minha. Não sei mais como dormir bem e notei o quanto isso faz

Confesso que estou ficando um pouco preocupada com esta situação. Como será quando tiver mais um bebê me acordando para mamar? Mesmo tendo meu marido para me ajudar, não quero que o Vítor continue a acordar toda noite. Será que se agora eu ensiná-lo a dormir sozinho, ele não vai mais acordar? Não sei! Essa noite ele acordou, mesmo tendo dormido sozinho…

Gravei um vídeo falando sobre o assunto também! Nele eu conto sobre a mudança da rotina da hora de dormir, pois agora não deixo mais ele tirar o cochilo depois da escola, então por volta de 20:30 ele já está morto de sono e dorme bem rápido. Mesmo assim, ainda acorda de madrugada quase toda noite e sempre pede para deitarmos com ele.

IMPORTANTE: clique no link do youtube no rodapé do vídeo para assistí-lo na íntegra.

O que vocês acham que eu poderia fazer?

Leia mais:

Pesadelo e terror noturno na infância

10 dicas para uma boa noite de sono

A importância da rotina do sono

Ensinando seu filho a dormir

Do berço para a cama: qual a melhor hora?

A melhor forma de ensinar seu filho a dormir

Seu filho dorme sozinho?

Sobre o sono e dormir sozinho

Sono na infância

Porque deixar o bebê chorando até dormir funciona e o que pode acarretar

ATUALIZANDO: Pouco tempo depois Vítor se reacostumou com a cama e hoje dorme a noite inteira sem problemas!

Beijos,