Como é estar grávida

15 de ago de 2014

Antes de engravidar eu não entendia boa parte do significado da vida. Via algumas grávidas pela rua, mas não passava pela minha cabeça qual seria a sensação de ser uma também. Achava lindo aquele barrigão e só.

Queria um dia saber como era essa sensação, como seria com as pessoas me olhando e me paparicando, mas em momento algum passou pela minha cabeça que seria algo tão intenso. Como também poderia ser diferente, sendo que eu estaria carregando uma vida dentro de mim?

estar grávida

E não só carregaria um bebê em plena formação, como também passaria a carregar comigo inúmeros novos sentimentos. Medo do desconhecido, de acontecer algo inesperado, do meu filho ter algum problema. Apreensão de fazer algo que não deveria e prejudicá-lo de alguma forma. Insegurança sobre como seria minha vida quando esta vida estivesse do lado de fora.

Amor por alguém que eu ainda não conhecia (e que eu também não fazia ideia de que o amor durante a gestação era nada perto do que eu sentiria depois que ele nascesse). Alegria por estar gerando uma vida e por todos os paparicos que isso me trazia. Fé renovada no mundo e começar a acreditar que as coisas poderiam melhorar de novo.

Uma vez grávida, eu passei a enxergar milhões de grávidas pelas ruas e sentia uma ligação enorme com elas assim que nossos olhares se cruzavam. Nós duas grávidas sabíamos exatamente o que a outra estava passando, sentindo. Sem dizer nada era como se falássemos “é bom demais, né?”.

Conforme meu barrigão crescia, meu amor também ia se fortalecendo e aquele serzinho ainda na barriga já estava dando outro significado para a minha vida. Descobri que estar grávida não é uma coisa tão simples quanto eu previa. Ela é cercada de dúvidas e que a informação é essencial. Aprendi que não dá para confiar no primeiro médico que aparecesse e que eu precisava ler por conta própria como tudo aconteceria. Como seria a transformação do meu corpo e mente, para então escolher o melhor para mim e meu filho.

Eu amei estar grávida e foi a maior emoção da minha vida ter minha filha em meus braços após o parto. Tudo muito novo, muito diferente, mas extremamente recompensador.

Hoje é considerado o dia da gestante e desejo a todas vocês que estão passando por essa fase que tenham muita saúde, uma gravidez tranquila e se inundem não só de sentimentos maravilhosos como também de toda informação possível sobre gestação e parto.

Feliz dia da Gestante!