Como lidar com a falta de tempo para nós

30 de jun de 2015

Esses dias eu percebi que andava bem irritada com tudo. Em um desses momentos, falei para o meu marido que ia deitar um pouco na cama e nem levei o celular, porque queria ficar mesmo descansando.

Deitada ali, comecei a pensar que eu sempre tive muito tempo para mim. Quando morava com meus pais sempre ficava algumas horas do dia sozinha no quarto colocando as ideias em odem e depois, morando sozinha, mais ainda.

Eu sempre gostei da minha companhia e adorava ficar lendo livros, escrevendo e pensando sobre a minha vida. Só que desde que as crianças nasceram eu não tive mais tempo para isso e sem perceber estava ficando muito irritada com nada justamente por não conseguir mais colocar as ideias no lugar.

Sempre estou em função de algum dos dois e mesmo quando estou trabalhando tenho eles em volta (tipo agora que escrevo com o Vítor reclamando que quer que eu vá paa sala). Eu não consigo ficar sozinha e tenho certeza que quem é mãe também se sente assim.

Além de tudo, eu ainda me cobro demais, como se eu não pudesse sentir necessidade de estar só, como se não pudesse ficar estressada e tivesse que estar feliz o tempo todo, mas eu preciso de um tempo para mim!!! E agora, como faço?

Pensei em algumas coisas que talvez possa me ajudar a ter, pelo menos, um tempinho de descanso ao menos algumas vezes na semana:

  • Tomar banho sozinha e quando alguém estiver olhando as crianças: assim conseguirei pensar em outras coisas que não na preocupação com elas.
  • Tirar, pelo menos, 20 minutos para deitar e descansar em algum momento do dia: aproveitar o almoço que tem quem fique com meus filhos, deixar o celular longe e deitar, ficar de bobeira.
  • Sair para tomar um café, açaí ou qualquer coisa do tipo. E não preciso nem ter companhia, a ideia é descansar a cabeça mesmo.
  • Tirar um dia para trabalhar menos e aproveitar a chance de ter quem me ajude para usar este tempo só para mim.
  • Ir fazer as unhas, cabelo ou qualquer coisa que me faça sentir mais bonita e cuidada.
  • Ler livros ou ver filmes depois que eles dormirem de noite.

Essas coisas eu fazia todos os dias antes e nem dava importância. Hoje vejo o quanto faz diferença eu parar um pouco tudo e me dedicar a mim mesma. Não é fácil, não tenho muito tempo para isso, mas vi que não dá mais para ficar sem esse descanso, eu preciso dele!

E vocês, o que fazem para ter um intervalo e descansarem?

Beijos,