Como lidar com as birras em público

31 de ago de 2016

Educar filho é difícil, saber como controlar uma birra também, agora imagina como é quando o filho dá uma birra em lugar público? É muito mais difícil, porque nós sempre achamos que seremos julgadas (e muitas vezes somos mesmo!) pelos outros e queremos que aquilo acabe logo, né?

Vou aqui dar um passo-a-passo do que vocês podem fazer nestas situações que pode ajudar bastante!

mah4

Como lidar com as birras em público

1. Entenda o motivo da birra

Já falei diversas vezes aqui e também lá no canal (se você ainda não se inscreveu lá, corre, que tem vídeos todos os dias!!) que criança não faz birra unicamente para nos manipular. Na verdade elas não tem essa maturidade para entender e fazer de propósito. Sempre há um motivo por traz da birra (Ex: quer atenção, está frustrada, com raiva.etc.) e entender o motivo da birra é essencial para saber como lidar com ela.

2. Acolha seu filho

Esqueça por um momento que você está em lugar público, pense no que será melhor para você e seu filho e neste momento, acolhe-lo com um abraço, um olhar (não de repreenssão e sim de cumplicidade) é essencial para que a criança se acalme e perceba que não está acontecendo uma guerra entre vocês. Se ela entende que você, como mãe, está ao lado dela, não terá motivo para continuar te desafiando (se este for o caso).

3. Converse

Explique o que está acontecendo, porque ele não poderá fazer o que quer naquele momento e se mostre sempre ao lado dele. Quanto mais você tentar brigar e mandar ele parar com aquilo, a tendência é que mais ele faça, por isso que dizer que você o entende, mas que infelizmente não será possível, é uma ótima alternativa. Explique também que o comportamento de birra não irá ajudá-lo a ter o que quer, pelo contrário, só fará com que você e ele fiquem mais nervosos.

4. Mude-o de ambiente

Assim que ele começar a se acalmar, vá andando com ele e conversando, de forma que ele saia daquele lugar que trouxe o evento estressante. Dessa forma a tendência é que ele consiga se controlar de vez.

Não se esqueça que as crianças ainda não sabem lidar com sentimentos como a raiva e a frustração e cabe a nós ensinarmos como devem lidar com eles. Por isso que devemos sempre nos colocar ao lado, como companheiras e não como um ser superior que exige que eles parem com o comportamento inadequado imediatamente.

Vai continuar não sendo fácil, mas usando este passa-a-passo você saberá como reagir as birras em público.

Outros posts sobre birras:

Birras: 10 coisas que aprendi

Birras: a importância de olhar nos olhos

Beijos,