Dá pra engravidar amamentando?

19 de out de 2012

Embora muitas mulheres pensem o contrário, sim, dá pra engravidar. Cerca de 15% das mulheres* que estão amamentando e não utilizam métodos contraceptivos engravidam.

Exatamente 1 ano após o nascimento do Vítor eu fiquei menstruada. Fazia quase 2 anos que não ficava e quando comecei a sentir cólica, achei que fosse dor de barriga e só depois que desceu que percebi que estava com cólica. Então, teoricamente, só agora que eu voltei a ovular e por isso veio a menstruação, mas como diria meu médico “medicina não é matemática” e a ovulação pode ter acontecido antes, mesmo eu estando amamentando o Vítor.

Isso porque quando o bebê nasce, nosso corpo se prepara para amamentar e conforme o bebê suga o leite, estimula cada vez mais a produção do leite. A prolactina é o hormônio da amamentanção e ele enibe a produção de outros hormônios, por isso que, repito, teoricamente não deveríamos engravidar durante a amamentação. Mesmo assim, o que ocorre, na maioria dos casos, é a queda no nível de fertilidade e não sua abolição total*.

Para não haver problemas, a melhor forma é a prevenção, por meio de métodos contraceptivos, como a camisinha, diafragma e as pílulas anticoncepcionais. Lembrando que é preciso conversar com o GO sobre este assunto, pois não é qualquer pílula que pode ser tomada enquanto se amamenta. Alguns médicos acreditam que por volta dos 8 meses do bebê, que a amamentação já não é mais exclusiva e por isso diminuiu a produção da prolactina, a pílula deve ser substituída por outra mais eficaz. Outros médicos acreditam que este procedimento não seja necessário. O importante mesmo é sempre estar bem informada e tirar todas suas dúvidas com o médico.

(*Fonte: Sempre Materna)

Por isso, fiquem atentas e não se iludam que a amamentação impedirá uma nova gestação, pois isso pode não acontecer!

Beijos,