[Decor] Quarto Montessoriano

15 de fev de 2013

A decor de hoje é um pouco diferente. Vou falar sobre a pedagogia criada por Maria Montessore, já ouviram falar? Para ela  a educação, particularmente a do estágiopré-escolar, deve privilegiar a busca direta e pessoal do aprendizado, por meio do manuseio dos objetos e de atividades práticas. Desta forma é possível se desenvolver a esfera motora e a das sensações do aluno, não só em caráter individual, mas também coletivo – movimento que estimula o desenvolvimento particular e o social.

A educação não deve ser apenas dos pais ou da escola, mas sim a união de ambas e da sociedade como um todo. Baseado nisso, tudo deve começar pelo quarto da criança, que tradicionalmente é visto pela ótica de um adulto e não da criança. Bebês e crianças tem a curiosidade nata e acabam não explorando seu próprio quarto por falta de oportunidade.

Então como deve ser o quarto das crianças?

Ele deve ter objetos móveis, onde prateleiras, quadros e decoração precisam estar na altura da criança. O famoso e tão cobiçado berço, deve, na verdade, ser substituído por um colchão no chão ou um cama baixa, para que a criança possa livremente circular pelo ambiente. Desta forma, ela poderá explorar seu quarto, encontrar brinquedos preferidos e voltar para a cama no momento em que desejar.

Confesso que gostei muito desta metodologia e estou me coçando para colocá-la em prática na minha casa. Vítor já dormiu diversas vezes no colchão no chão e se deu super bem.

Para montar uma decoração neste estilo é preciso ter certeza de que o quarto é completamente seguro para a criança, que nada representa risco para ele. Colocar tapete (principalmente aqueles de EVA) no chão para a criança brincar e também debaixo do colchão para evitar friagem é uma das coisas necessárias.

Como comecei a ler agora sobre este método, ainda não sei muito. Vou pesquisar mais, ler mais e então volto a escrever. Por enquanto, deixo com vocês alguns quartos neste estilo para que vocês se inspirem.

Fonte: Bebê Abril

O que acharam da ideia?

Beijos,