Devo levar meu bebê menor de 6 meses para praia?

17 de jan de 2013

Estamos nesse clima gostoso de verão, muitas famílias em férias doidas para irem para praia, mas perdidas por terem agora um bebê junto. Pensando nisso que resolvi escrever este post e tentar ajudar um pouco as mamães com filhos pequenos.

É importante ressaltar que bebês menores de 6 meses não devem utilizar repelente, protetores solares e afins,assim como evitar piscina com cloro e o mar também, pois a pele ainda não está preparada para isso. Portanto, se seu bebê é novinho, o cuidado deverá ser em dobro. Eu não aconselho viagens para praia com bebês pequenos, pois a família irá se restringir mais a ficar em casa.

Caso você decidiu que quer viajar mesmo assim, o ideal é não levar o bebê para a praia efetivamente (areia, mar) e permanecer com ele em locais frescos e com sombra, para evitar queimaduras solares e stress dos pequenos.

Outro cuidado é com relação aos insetos, já que repelentes não são indicados. Deixar o bebê sempre em carrinhos e berços com mosquiteiros é uma boa saída!

Nunca se esqueçam que antes dos 6 meses o bebê não tem toda sua imunidade formada e devem amamentar exclusivamente no seio. Para os que tomam leites artificiais e já comem outras coisas, cuidado na hora de escolher o produto. Dê preferência aos cozidos ou aos que você poderá comprar e higienizar corretamente antes de oferecer ao seu filho.

Todo cuidado é pouco, principalmente por se tratar de bebês novinhos que precisam de cuidados especiais nesta fase inicial da vida. Abrir mão de algumas coisas se faz necessário e talvez seja mais interessante deixar a praia para o próximo verão. Por que não aproveitar para conhecer outros lugares e cidades?

Na segunda-feira falarei um pouco sobre as crianças maiores de 6 meses!

Beijos,