Dicas para despertar o interesse da leitura nos filhos

12 de set de 2016

Que a leitura é importante e tem diversos benefícios como aumentar o vocabulário, melhorar a escrita e a dicção a maioria de nós sabemos, ainda sim, atualmente há um certo desinteresse da maioria das crianças pela leitura.

Mesmo que seu filho ainda não seja alfabetizado, é muito importante que ele se interesse pelas histórias, para que quando aprender a ler seja mais fácil criar o hábito da leitura.

Então por que não tornar o momento da leitura mais prazeroso despertando aos poucos o interesse dos pequenos?

Dicas para despertar o interesse da leitura nos filhos

 

  • Em dias quentes, ao final da tarde, vá para o quintal, praça ou área verde, estenda uma toalha de piquenique e sente com as crianças para a leitura.

 

  • Durante a leitura, separe algumas palavras que estão na história e que você encontra facilmente no dia a dia, como supermercado, avenida, cachorro e etc. Crie uma lista com essas palavras e mostre as crianças. A partir daí começa a brincadeira, o caça palavra, toda vez que as crianças encontrarem alguma palavra da lista elas riscam a mesma até encontrar todas elas.

 

  • Na maioria das leituras infantis, há citação de frutas, legumes, pratos típicos, citam outros países e alguns tem até receitas. Use a criatividade e transforme a “leitura em realidade”, se no livro cita bolo, leva as crianças para a cozinha e faça “o bolo da história”, dê nomes as receitas, caso cite um país, como a Itália, faça um macarrão com os pequenos.

 

  • No fim de semana, feriado ou nas férias, organize um “Clube do Livro”, chame os amiguinhos e as mães das crianças, os primos e vizinhos, peça que cada um traga seu livro preferido, faça um círculo e conte muitas histórias, reveze com as outras mães e deixe que os pequenos contem com suas próprias palavras.

 

  • Quem não gosta de desafios? As crianças amam! Estipule uma quantidade de livros para todos lerem em um determinado tempo, ex: 3 livros em um mês. Se baterem a meta familiar programe um passeio ou os leve para fazer algo que gostem muito.

 

Lembre-se: conte histórias como se cada uma fosse a melhor do mundo, se empolgue, imite os animais, faça vozes diferentes, sorria com os olhos, use fantoches, bonecos, gesticule, faça de cada história única! Saboreie a leitura e divirta-se!

E vocês, tem alguma dica pra estimular a leitura dos pequenos?

Beijos,