6 dicas para quem cuida sozinha dos filhos

01 de dez de 2015

Quando Vítor nasceu eu morava em uma cidade bem pequena do sul de Minas. Éramos só nós três. Como tínhamos nos mudado pra lá pouco antes do nascimento dele, não conhecíamos ninguém e o trabalho do meu marido ficava na cidade vizinha, há uns 40 minutos dali. Então eu não tinha opção: passava das 7h as 19h sem ninguém e não tinha como chamar alguém para me ajudar, ficávamos só eu e o Vítor mesmo.

Não posso dizer que foi fácil, porque não foi. Tinha dias que meu marido chegava do trabalho eu ainda estava com o mesmo pijama da manhã e muitas vezes nem o cabelo tinha penteado. Confesso que foi bem difícil me adaptar, mas com o tempo, aprendi algumas coisas que me ajudaram demais!! Espero que ajude vocês também!!

6 dicas para quem cuida sozinha dos filhos

  1. Assim que levantar se arrume 

    Não digo ficar super produzida, mas assim que der mamá e o bebê ficar mais tranquilo, troque de roupa, escove os dentes e penteie os cabelos. Se você deixar para fazer isso depois, pode ser que termine o dia do mesmo jeito que começou.

  2. Planeje as atividades

    Pense em tudo que você tem para fazer, como por exemplo, arrumar a casa, passar roupa, fazer comida, etc. e faça uma tabela com os dias que fará cada coisa. Não tente fazer tudo todos os dias porque será impossível! Separe a quantidade de atividades que você consegue fazer no dia e faça só aquelas. Mesmo que te sobre um tempinho extra, aproveite para “descansar”ou ficar mais com as crianças. Não queira adiantar outras tarefas, porque irá virar um ciclo vicioso e logo você estará tentando fazer tudo todos os dias novamente. Se tiver como, faça uma tabela bem visível e pregue na parede para que você não se esqueça do que precisa ou não fazer no dia.

  3. Pare de reclamar

    Sei que a gente tem tendência a achar ruim o tempo todo o fato de não termos ajuda, mas reclamar não vai adiantar, pelo contrário, só te deixará mais para baixo. Se não tem ninguém que possa te ajudar, paciência, temos que pensar em como daremos conta de tudo então!

  4. Não queira ser perfeita, principalmente no começo

    As tarefas nunca se esgotarão, sempre vai ter algo por fazer, por isso que é tão importante planejar e não se cobrar perfeição. Lembre-se que você está dando o seu melhor e isso que importa! Se você ou outra pessoa te cobrar mais do que você tem feito, responda que você está fazendo o seu melhor, sempre!

  5. Comece o dia com uma frase positiva

    Sim, eu sei que nem sempre é fácil pensar que vai dar tudo certo, principalmente quando acordamos de uma noite bem mal dormida e não temos vontade de fazer nada. A verdade é que se você trocar o pensamento negativo por algo motivador vai fazer com que você ganhe mais energia para enfrentar o dia. E assim ele não será tão difícil e cansativo. No começo vai ser preciso muito esforço para isso, mas faça o teste, nem que seja só por alguns dias. Pense em coisas como “hoje teremos um ótimo dia!”, “vai dar tudo certo!”, “mais um dia feliz que se inicia!” ou alguma que te deixe mais animada!

  6. Não desista

    Mesmo que pareça muito mais trabalhoso se organizar, fazer planilha, ter pensamentos positivos e se arrumar logo que acorda, em menos de 1 mês você sentirá uma diferença enorme no seu dia a dia, por isso, não desanime, você vai conseguir!!

cuidardosfilhos

 

Essas dicas não são milagrosas, mas farão toda a diferença na sua vida!! E se você estiver em um momento de cansaço e desanimada, saiba que: TUDO, REALMENTE, VAI DAR CERTO!

Beijos,