Qual a melhor diferença de idade entre os filhos?

09 de jul de 2013

Eu sempre achei que os 3 anos de diferença de idade entre eu e meu irmão eram demais. Pensava que isso fazia com que não fôssemos tão amigos e que minha mãe não deveria ter esperado tanto tempo para engravidar de novo.

Na verdade, ela tinha algumas dificuldades de engravidar e nem eu, nem meu irmão fomos planejados, mesmo assim, eu achava ruim essa diferença de idade. Sempre pensava que quando eu tivesse meus filhos teria logo um depois do outro. Que quando o Vítor fizesse 1 ano começaria a tentar novamente para que a diferença de idade fosse menor.

diferença de idade

Agora que o Vítor está com 1 ano e quase 9 meses me vejo pensando exatamente sobre esta diferença de idade. Apesar de continuar querendo que meus filhos não tenham a uma diferença grande, ele exige tanta atenção que estou sempre na dúvida de qual seria o momento ideal.

Agora eu entendo minha mãe. Ter filhos próximos é, sem dúvida, muito difícil. Tenho conversado com várias mães com mais de um filho, perguntado o que elas acham e como é e todas, sem exceção, responderam a mesma coisa: “No começo é muito difícil, mas depois você percebe que foi a melhor coisa, pois ele estão sempre na mesma fase, com as mesmas vontades e facilita muito!”

Aí me pego com medo. Medo de deixar a diferença de idade muito grande e medo de engravidar. De não dar conta, de não conseguir cuidar de dois. Fico nessas de não ver a hora de engravidar e ao mesmo tempo, morrendo de medo desse dia chegar. Sinto uma agonia por não decidir, por não conseguir saber o que seria melhor.

Será que algum dia saberei? Não sei se vocês acreditam, mas eu acredito muito em destino. Que precisamos sim dar uma forcinha, mas as coisas sempre acontecem como tem que ser. Foi assim com o Vítor e sei que será assim com o próximo. Então vou tentar deixar minha agonia de lado e sempre pensar que vai acontecer, na hora que for!

Como foi com vocês?

Beijos,