Do berço para a cama, qual a melhor hora?

12 de fev de 2013

Do berço para a cama: qual a melhor hora?

Vítor está com quase 1 ano e 4 meses e aí me surgiu a dúvida: qual o melhor momento para passar ele para a cama?

Confesso que acho o berço mais seguro, porque quando ele acorda de madrugada, não consegue sair de lá, já a cama (mesmo com aquela grade de proteção), ele conseguirá – ou tentará – sair e isso me preocupa muito.

Preocupa porque tenho medo de não ouvir ele acordando e ele cair ou então ficar andando pela casa, se machucar com algo, mexer com meu cachorro, enfim, penso em mil coisas.

Por toda essa preocupação não sei o que fazer. Fico pensando se não seria melhor esperar ele entender mais as coisas, conseguir se comunicar de forma clara e assim saber que se caso ele acordar, não precisa tentar descer, ou então que ele desça e vá para o meu quarto.

Penso também se maior ele saberá escolher como vai querer o quarto, qual cor, qual tema, jeito e assim ficar mais com a carinha dele do que com a minha.

Além de todas essas coisas, meu medo é sobre o sono em si. Será que ele dormirá melhor? Ou pior? Vai se adaptar?

São tantas dúvidas! Vocês podem me ajudar? Quem aí já passou por isso, como fizeram? Com quanto tempo os pequenos foram para a cama?

Hoje o post é para pedir ajuda mesmo. Depois vou organizar todas as dicas e experiências e escrever outro para ajudar quem está passando pela mesma coisa que eu.

Obrigada!!

Atualização: neste post eu conto como tem sido a rotina do sono do Vítor depois que ele mudou para a cama: Rotina do Sono

Beijos,