É possível não saber que está grávida?

12 de abr de 2016

Vira e mexe sai alguma reportagem mostrando casos de mulheres que só descobriram a gestação no momento do nascimento do bebê. Aí você se pergunta: como pode acontecer isso? Para muitas isso é algo impensável, pois a gravidez tem sintomas bem específicos e que são facilmente reconhecidos. Porém, algumas mulheres podem sim não saber que estão grávidas, por diversos motivos, entre eles o fato dos sintomas serem quase imperceptíveis para elas.

A menstruação atrasada, sinal mais clássico de gestação, pode não acontecer em alguns casos, pois o endométrio, que cobre todo o útero durante a gestação, pode não cobrir uma parte, o que fará com que a mulher tenha sangramentos (que não é a menstruação, mas a gestante pensará que sim). Outros sintomas como enjoos, tonturas e seios doloridos, podem ser confundidos com outras coisas, uma vez que, o perfil da mulher que não sabe que está grávida, são de pessoas que não cogitam engravidar.

Outro fator que também pode “camuflar” a gravidez, é o fato de que a barriga dessas mulheres cresce muito pouco ou então elas tem gordura localizada na barriga e pensam que só engordaram um pouco.

gravida

É raro não saber que está grávida, mas pode sim acontecer e a mulher só descobrir que terá um bebê quando as dores do trabalho de parto começarem.

O mais preocupante destes casos é que as gestantes não fazem o pré-natal e esta falta de acompanhamento pode gerar riscos para mãe e bebê. Várias doenças, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas durante a gestação, evitando sequelas para o bebê e por isso que é tão importante que toda grávida faça o pré-natal.

Então agora você já sabe que sim, é possível só saber que está grávida na hora que o bebê for nascer!

Beijos,