Enfim, a rotina

15 de nov de 2012

Todo mundo já deve ter ouvido falar bastante sobre a importância de criar uma rotina com o bebê desde pequeno, que isso gera maior confiança nele, o deixa mais tranquilo e tudo mais.

Bom eu também li muito sobre isso, mas na prática não achei nada fácil. Quando eu pensava ter estabelecido alguma rotina, ele mudava o jeito dele e eu acabava mudando as coisas também. Não tinha horário certo pra nada, dormir, mamar, comer, banho, brincar, era cada dia de um jeito.

Ele sempre acordou muito durante a noite, então de manhã, eu estava morta de sono e acabava levando ele pra minha cama quando ele acordava e dormíamos até umas 10:30. Resultado: eu acordava já super atrasada com tudo, almoço, casa, blog. Meu dia virava um caos desde cedo e me sentia imensamente cansada!

Com 1 ano eu precisei tirá-lo do peito (escrevi sobre isso aqui) e ele passou a tomar leite 3 vezes por dia, de manhã, a tarde e a noite. Comecei então a estabelecer a rotina da alimentação (falei sobre ela aqui) e foi a partir daí que minha vida mudou!!

Nunca imaginei que a rotina fizesse realmente taaaanta diferença na vida de uma criança! Ele começou a dormir melhor, então as 7h, hora que ele costuma acordar, levantamos de vez. Ele toma o leite, eu tomo meu café da manhã, brincamos, passeamos e lá pelas 10h ele já está morto de sono e tira seu primeiro cochilo. Dorme por volta de 2h seguidas!! Isso nunca tinha acontecido, ele dormia sempre, no máximo, 40 min.

Nesse tempo, eu consigo preparar meu almoço e o dele com calma, atualizar o blog, fazer pesquisas, ler revista e um montão de coisas que eu nem lembrava mais! Ai que delícia!

Ele acorda, almoça, eu almoço, brincamos, brincamos e umas 15h ele dorme de novo. Geralmente 1h ou tem dias que até mais! Mais uma vez consigo fazer minhas coisas, cuidar da casa.

Quando ele acorda, come fruta, toma o leite de novo e logo o pai chega, eles brincam e vão pro banho. Depois do banho é a janta. Brinca. As 22h ele vai pro berço tomar o último copo de leite do dia e em seguida dorme.

Tem sido assim por 1 mês, em média!

Demorou 1 ano para que eu conseguisse estabelecer a rotina dele, mas consegui e está sendo um sucesso total!!! Já não me sinto mais extremamente cansada, porque agora tenho um tempinho pra descansar e fazer minhas coisas!

Então a minha dica é: tentem estabelecer desde cedo a rotina, mas se não conseguirem, não desanimem, que uma hora a gente consegue!

Beijos,