[Especial – Escolas] Qual a melhor hora para por meu filho na escola?

06 de mar de 2013

Essa é uma dúvida muito frequente entre as mães. É difícil pensar em quando deve optar por colocar a criança na escola, qual será a melhor hora para isso.

Tem muitas coisas a se pensar quando o assunto é escola. Quando a dúvida começa a surgir, os pais devem analisar do porque querem por a criança na escola. Se há uma necessidade (a mãe voltar a trabalhar, a criança já completará 6 anos, etc) ou se é uma opção.

Ouço muito a frase: “Ah, meu filho terá a vida toda para ficar na escola, então quanto mais tarde eu puder colocá-lo, melhor.” Eu particularmente discordo desta frase. Mesmo sendo verdade que a criança passará boa parte da vida estudando, não concordo que seja melhor mantê-la em casa até os 6 anos (que é a idade que a criança deve começar obrigatoriamente a frequentar as aulas).

Isso porque a escola para os pequenos tem grande importância. Quanto mais cedo a criança começar a se socializar com outras pessoas que não só a família, a brincar com crianças da mesma idade, melhor. Assim elas aprenderão com mais facilidade a dividir as coisas, a ter mais indepêndencia e habilidades sociais. Sem contar que também é muito importante para o desenvolvimento de forma geral.

Crianças aprendem, basicamente por imitação e muitas vezes em casa elas só tem contato com adultos, o que pode tornar o desenvolvimento de forma mais lenta.

Pude presenciar isso dentro de casa, com o Vítor, de forma muito nítida. Morávamos em uma cidade onde não conhecíamos ninguém e ele passava o dia inteiro apenas comigo, meu marido e a moça que trabalhava em casa. Quando mudamos de cidade, precisei ficar por uns 20 dias na minha sogra. Me surpreendi ao ver a mudança que o Vítor teve nesse pouco tempo de convivência com os primos. Mudou completamente.

Ele passou a se expressar melhor, começou a andar, aprendeu diversas coisas que eles ensinaram, começou a perceber que nem tudo ele pode ter a hora que quiser e que existe outras crianças para dividir os brinquedos.

Se você tem a opção de cuidar do seu filho e anda insegura de levá-lo para a escola, a dica é tentar fazer com que ele sempre tenha contato com crianças da sua idade. Isso pode acontecer em parquinhos, clubes, reuniões entre amigas com filhos, etc.

O mais importante para se pensar em quando colocar a criança na escola é se a mãe está segura para isso, pois os filhos percebem o medo e podem acabar tendo uma péssima experiência de adaptação escolar.

Eu estou fazendo o seguinte: pretendo colocar o Vítor na escola com 2 anos, ainda tem tempo, porém, desde já estou visitando escolas, conversando com as diretoras, perguntando tudo e mais um pouco sobre como são as coisas por lá. Assim vou conhecendo os lugares e ver qual se encaixou mais para o que eu quero para ele quando entrar na escola.

Farei um outro post com perguntas do que vocês poderão questionar quando visitarem as escolas.

Beijos,