Como decidir se está na hora de engravidar

18 de abr de 2016

Quando você começar a planejar uma gravidez a primeira coisa que descobrirá é: você nunca vai estar 100% preparada para isso! E não digo apenas do lado emocional da gestação, mas sim de tudo. Muita gente espera casar para pensar em filhos, há quem queira estabilidade financeira antes e outras ainda querem comprar uma casa primeiro. Enfim, sempre terá algo por fazer para ficar tudo “perfeito”. Como então decidir se devo ou não engravidar?

Eu acredito que planejar a gravidez é sim muito importante, pois é um passo grande para ser dado sem pensar. Porém, tentar deixar tudo perfeito, não dá. Porque o perfeito não existe, né?

Se você está nesta constante dúvida e quanto mais vê o tempo passar mais agoniada fica por não saber se engravida ou se espera mais um pouco, vou te dar algumas sugestões.

gravida

Como decidir se está na hora de engravidar

  • Faça uma lista

Escreva, por ordem de importância, quais são suas prioridades, o que você gostaria de realizar antes de ter filhos.

  • Estipule um prazo

Coloque um prazo nas suas metas, assim ficará mais fácil de não perder o foco em alcançá-las e também de ter ideia de quando a gravidez será uma boa hora.

 

  • Selecione o que é viável

Você pode querer ter a casa própria antes de engravidar, mas isso será mesmo possível? Quanto tempo vai demorar para você realizar? Você vai poder esperar por isso?

  • Observe se não é desculpa

Veja se você não está usando suas metas mais como desculpa pela insegurança de engravidar, do que pela necessidade dela.

  • Decida

Reflita sobre a sua lista, suas prioridades e a vontade de ser mãe. Ponha na balança o que importa mais no momento, pense em como você acredita que será seu futuro. Então tome a decisão mais acertada.

Depois que você finalmente decidiu engravidar, hora de procurar um obstetra e começar os exames pré-gestacionais. Sim, é importante saber como anda sua saúde antes de ficar grávida. Não se esqueça que nós, mulheres, temos prazo de validade para engravidar e que quanto mais os anos passam, menores são as chances. Se sua ideia é ter filhos mais para frente, faça um acompanhamento com seu ginecologista para que você não perca a chance de viver a maravilha que é carregar um bebê na barriga.

Beijos,