Frases que não se diz para mães de recém-nascidos

14 de jul de 2015

Quem aí tem filhos sabe bem como é conturbado quando os bebês nascem, principalmente se for o primeiro. A gente não sabe bem o que fazer, como fazer, não conseguimos descansar e temos a impressão que não daremos conta de tudo.

No meio disso, sempre aparece aquela pessoa inconveniente, que pode até ter boa intenção, mas acaba piorando as coisas falando coisas desagradáveis. Foi pensando nessas situações que escrevi este post.

Tem momentos que é melhor ficarmos calados do que tentar falar algo e ser indelicado, né? Principalmente se não formos íntimos da família!

Frases que não se diz para mães de recém-nascidos

  1. “Você tem dormido bem?”: que mãe de recém nascido dorme bem, gente? Pode até ser que o bebê esteja dormindo, mas são tantas mudanças e inseguranças que a gente acaba não conseguindo dormir direito.
  2. “Só porque agora você tem filho não vão mais sair de casa?”: a adaptação com a chegada do bebê é bem conturbada e muitas vezes demoramos para ter vontade de sair de novo. Mesmo assim tem sempre aquela amiga solteira que acha que ter um filho não muda tanta coisa e nós é que estamos deixando as outras coisas de lado, né?
  3. “Você deveria se cuidar mais, parece exausta!”: não só parecemos como estamos, né? É bem normal que a gente acabe ficando um pouco desleixadas com a aparência, afinal, temos um bebê que depende 100% de nós e ainda não estamos conseguindo lidar bem com tudo isso!
  4. “Você está comendo direitinho? Você sabe que tudo que come passa para o leite, né?”: na grande maioria das vezes, sim, nós sabemos, e estamos dando um duro danado para nos mantermos bem alimentadas, mas não é fácil fazer tudo perfeito o tempo todo, mesmo assim não deixamos de tentar.
  5. “Você pensa em ter mais filhos? Quando?”: não sei vocês, mas quando eu estava com filho recém-nascido não conseguia nem pensar na hipótese de ter mais e pessoas que me perguntavam isso eram bem desagradáveis. Com tantas coisas para aprender e se adaptar, como pensar em ter mais?
  6. “Eu tenho um cachorro, então sei bem como é ter um bebê em casa”: parece brincadeira, mas não é. Tem pessoas que pensam que cachorros, principalmente os mais agitados, podem ser comparados a um bebê no quesito “trabalho”. Só que não, né gente?
  7. “Nossa, ter filho deve dar um trabalho enorme!”: a gente está descobrindo isso bem naquele momento, muitas vezes tendo até um certo desespero por ver o tamanho da responsabilidade que agora temos na mão. Por isso que comentários deste tipo não são nada bem vindos!
  8. “Se precisar de mim, me avisa!”: se a pessoa é íntima e realmente poderá ajudar em alguma coisa, é preferível que ela já dê ideia de algo, como por exemplo, ir ao mercado ou lavar a louça, do que deixar no ar. Provavelmente, mesmo que a gente precise, não vamos pedir ajuda.
  9. “Por que você está tão cansada? Ele dorme o tempo todo!”: não tem nem o que comentar, sobre isso, né?
  10. “Nossa, ainda bem que eu ainda não tenho filhos, deve ser cansativo demais!”: nem uma frase e nem outra. Tanto as pessoas que acham que não dá para cansar como as que acham que cansam demais não deveriam comentar a respeito!

Para quem não é mãe e não sabe o que falar quando for conhecer o filho de uma amiga que acabou de nascer, aí vai meu conselho: não fale nada ou pergunte como ela está. Geralmente as pessoas perguntam sobre o bebê, a casa e esquecem de perguntar como a mãe se sente com a nova vida!

Beijos,