Mãe mostra que maternidade não é empecilho para sonhar

22 de jan de 2017

A artista Marina Abramovic em entrevista a um jornal da Alemanha afirma que o fato de ter tido filhos arruinou sua criatividade, pois teria que dividir sua energia com os filhos e completa dizendo “Eu fiz três abortos porque eu tinha certeza que as crianças teriam sido um desastre para minha carreira.”

Já em Nova York, a artista Hein Koh, residente no Brooklyn, fez um post surpreendente e poderoso, mostrando para Marina que as coisas podem ser diferentes. Os filhos precisam de dedicação e tempo, ainda sim podem ser uma fonte inesgotável de inspiração afirma Hein. Que ainda completao que estou dizendo é que a maternidade é como qualquer outro desafio na vida – o maior da minha até agora – e que, se você o abraçar, pode descobrir soluções criativas e até mesmo se tornar uma pessoa melhor. É importante pensar sobre as maneiras como esses desafios podem ajudá-la a seguir em frente em vez de te parar.”

mae amamenta gemeos enquanto trabalha

Veja o depoimento completo:

“Quando meus gêmeos estavam com 5 semanas e apesar da privação de sono e constante amamentação, eu ainda estava conseguindo dar conta de tudo. Marina Abramovic pensa que crianças podem impedir uma mulher de voltar para o mundo da arte. Todos sabem que essa é a visão dela, mas isso não é uma verdade absoluta. O fato de me tornar mãe me ajudou a ser uma artista melhor. Eu aprendi a ser extremamente eficiente em relação ao meu tempo, priorizando o que é importante e deixando de lado o que não é. Eu aprendi a funcionar (mesmo que mal) dormindo pouco, em meio ao caos e, assim, uma inundação de novas emoções entraram em meu trabalho, tornando-o mais interessante e em camadas. Eu também não estou dizendo que os artistas que têm filhos são melhores que os que não são pais, ou que a escolha de não ser mãe vai lhe tirar o acesso a essas experiências de aprendizagem. O que estou dizendo é que a maternidade é como qualquer outro desafio na vida – o maior da minha até agora –, e que, se você o abraçar, pode descobrir soluções criativas e até mesmo se tornar uma pessoa melhor. É importante pensar sobre as maneiras como esses desafios podem ajudá-la a seguir em frente em vez de te parar”.  

 Mas sabemos que nem todas as mulheres conseguem trabalhar e amamentar os filhos, principalmente as que trabalham fora, né? Qual a sua experiência com relação a isso?

Beijos,