Marcha nas pontas dos pés

04 de abr de 2013

Fonte: Globo.com

Todo mundo já viu que as crianças andam, em algum momento na ponta dos pés, né? E geralmente todo mundo acha lindo e bonitinho!

É realmente uma gracinha, mas este comportamento deve ser observado pelos pais, pois apesar de ser normal que a criança ande, de vez em quando, dessa forma, por conta do imaturidade do sistema nervoso central, não é normal que ela só ande assim.

Andar sempre na ponta dos pés e por um longo período (crianças que com 2, 3 anos continuam caminhando somente desta forma), pode demosntrar um encurtamento no tendão de aquiles. Por isso é importante que os pais fiquem sempre de olho e  informem o pediatra sobre o que está acontecendo para que ele possa fazer uma avaliação do quadro.

Em alguns casos, é necessário cirurgia para corrigir o problema.

Apesar de preocupar muitos pais, o problema pode ser 100% resolvido com a operação e depois a criança poderá ter vida normal.

É importante sempre observarmos os comportamentos de nossos filhos, pois quanto antes iniciar o tratamento para qualquer alteração – seja física ou mental – maior o desenvolvimento da criança.

Beijos,