Medicação na gestação

11 de dez de 2013

Quando ficamos grávidas, parece que mil dúvidas aparecem ao memso tempo e a grande maioria delas é com relação a saúde do bebê. Tudo bem, nos preocupamos com a nossa também, mas só se ela for afetar o bebê, se não, nada mais importa.

Nessa enxurrada de dúvidas, vem as perguntas sobre as medicações: qual eu posso usar? Qual não posso? Qual eu devo? E o medo de usar alguma que não podia e prejudicar o bebê?

Realmente esta preocupação é válida, pois os medicamentos podem sim afetar nosso filho. Tudo que tomamos, seja via oral ou intra venal, ou passamos na pele cai diretamente na nossa corrente sanguínea, portanto, chega até nosso bebê. É preciso muita cautela e esquecer a possibilidade de auto medicação. Se antes ela já não é aconselhada, grávida então, nem pensar!

Mesmo que tenhamos um dor de cabeça comum ou um resfriado que rapidamente melhoraríamos com “qualquer” comprimido, na gravidez não da para usar medicações sem prescrição e acompanhamento médico.

A melhor coisa a fazermos é, se caso já temos histórico de alguma doença, relatar tudo ao médico logo nas primeiras consultas de pré-natais e perguntar o que poderá tomar caso precise. Se precisar de alguma outra medicação, o ideal é procurar seu obstétra ou então ir até um pronto atendimento, para que alguém possa te examinar a prescrever a medicação correta.

medicação na gestação

Durante a amamentação também não podemos ingerir qualquer medicação, pois tudo passa para o leite. Então, mais uma vez, é necessário acompanhamento médico na hora de tomar remédios.

O uso de algumas vitaminas também é necessário durante a gestação e amamentação, mas somente um médico poderá dizer qual a melhor para cada caso.

Neste site tem uma vasta lista de medicação e o risco de serem utilizadas durante a gestação e a amamentação, de qualquer forma, consulte sempre seu médico.

IMPORTANTE: Nunca consuma uma medicação, mesmo que seja natural, porque algum médico prescreveu para uma gestante conhecida. Cada paciente é única e deverá ter uma indicação específica para ela.

Beijos,