O que fazer quando seu filho se machucar

06 de jun de 2016

Eu estava almoçando em um restaurante, sentada na mesa, enquanto olhava as crianças brincando do lado de fora. Parecia que não havia nenhum tipo de perigo, quando de repente Vítor tropeça naqueles desníveis quando passa de um piso para o outro e cai. Não parecia nada demais, mas ele veio correndo chorando e quando olhei, tinha saído a “tampa” do dedão do pé dele.

Infelizmente nós teremos que saber lidar com essas situações. As crianças se machucam mesmo, porque estão sempre brincando e descobrindo o mundo. Quanto menores, mais propensas a acidentes, já que elas tem menos noção de perigo.

O importante é sabermos o que fazer na hora em que nossos filhos se machucarem.

bebe chiador ou sibilância recorrente

O que fazer quando seu filho se machucar

1. Saiba decor o telefone da emergência

Isso é preciso saber antes do acidente acontecer e espero que você nunca precise dele. Na grande maioria das vezes os acidentes não são sérios, mas caso seja, você não terá tempo de ficar procurando pelo número.

2. Diga que está tudo bem

Mesmo que você não tenha certeza que está mesmo, diga ao seu filho que está tudo bem, assim ele ficará mais calmo e será mais fácil de ver a gravidade do(s) ferimento(s).

3. Respirar fundo

Sei que o mais difícil é manter a calma, por isso, respire o mais fundo que você conseguir para que não saia do controle. É importante que você consiga se manter tranquila para saber o que fazer.

4. Descubra o que aconteceu

Se seu filho estiver consciente, pergunte o que houve, onde dói e comece a observar se há ferimentos pelo corpo. Caso ele tenha desmaiado, acione a emergência o mais depressa possível.

5. Peça ajuda

Seja para o que for, se você sentir que precisa, peça ajuda. Há sempre alguma alma boa disposta a ajudar.

6. Tome a decisão

Depois que você já observou se há ferimentos e a gravidade deles, decida se você mesma poderá cuidar ou se será melhor levá-lo ao hospital (ou então chamar a emergência).

7. Todo cuidado é pouco

Caso seu filho tenha batido com a cabeça, é importante não deixá-lo dormir e observar seus comportamentos, por, pelo menos, 2 horas após o acidente. Qualquer coisa diferente que você notar, vá para o hospital.

Meu médico sempre me diz que com criança não se pode brincar, pois as coisas evoluem muito depressa. Então se o acidente foi mais sério do que você esperava, se você ficou na dúvida se quebrou algo, se machucou internamente ou qualquer coisa do tipo, não espere: leve-o para o hospital.

Não se esqueça de sempre ter um kit de primeiro socorros com você, pois eles podem ser bem úteis!

Beijos,