O uso do andador

28 de maio de 2012

Logo Vítor faz 8 meses, fase em que o bebê começa a engatinhar e muitas pessos me perguntam sobre o andador, o que eu acho, se vou comprar por Vítor, essas coisas.

Eu não vou comprar, pois só li coisas desfavoráveis a respeito dele. Encontrei dois ótimos artigos sobre o assunto, um no site da Revista Crescer e outro no site O Pediatra, vale a pena a leitura !

Resumindo, ambos dizem que o andador causa diversos acidentes graves, fazem com que as crianças não gastem tanto energia (embora pareça), além de prejudicar o desenvolvimento psicomotor da criança, que acaba demorando mais para conseguir andar sem apoio e perdendo a fase de engatinhar que é tão importante!!

Em países como o Canadá o andador já é proibido e nem quem já tinha pode utilizá-lo. Aqui no Brasil já foi proibido, mas eu continuo a ver várias lojas vendendo. Muitas mães ainda optam por ele, pela liberdade que dá a criança que passa a se mover sem tanta necessidade de um adulto.

Na minha opinião, esse tempo entre engatinhar e andar é tão curto, passa tão rápido, que não vejo motivo para colocá-lo em um andador e tirar dele essa fase tão gostosa e única que é o engatinhar.

O que vocês acham sobre o assunto? Vão dar ou já deram andador para os pequenos?

Beijos,