Birras: a importância de olhar nos olhos

30 de maio de 2013

Quando o assunto é birra, vocês já devem saber da importância de se falar com a criança na mesma altura que ela, mas você sabe o porquê disso?

A resposta é simples: você tem que estar no campo de visão da criança, numa posição que possibilite o contato visual e que favoreça a atenção à sua instrução ou demanda para favorecer o estabelecimento do controle de estímulos por você e não por outros estímulos do ambiente. Simples assim.

Ou seja, quando você fica na altura da criança e pede para que ela olhe em seus olhos, você está no controle da situação, fazendo ela prestar atenção em você e em mais nada.

Além disso, essa postura – de estar na altura da criança e olhando em seus olhos –  faz com que você e ela fiquem de igual para igual, o que é importante para que a criança aprenda que você é a autoridade.

Eu sempre fiz isso com o Vítor e antes de chamar a atenção dele peço para que olhe em meus olhos. Nem sempre ele quer olhar, então eu seguro o rosto dele e peço “olhe para mim Vítor!” e quando ele olha é que eu explico o motivo dele estar errado.

Não é fácil educar uma criança, mas esse é papel dos pais. Se educarmos com respeito, nossos filhos crescerão também sabendo respeitar os outros. Concordo que há momentos que a emoção fala mais alto, mas o importante é tentarmos sempre manter a calma ao invés de sair gritando. Abaixo, listo algumas dicas sobre o que fazer na hora da birra de seu filho:

– Não ceda ao que a criança quer;

– Se abaixe na altura dela ao falar;

– Olhe em seus olhos;

– Não levante a voz;

– Explique o motivo;

– Deixe que ela ponha sua raiva para fora;

– Fique ao seu lado;

– Paciência, paciência, paciência.

(Fonte: Attending skills)

Beijos,