Os primeiros sinais da gravidez

18 de nov de 2015

Não adianta, é só ter uma mínima chance de termos engravidado que a ansiedade toma conta! A gente vasculha a internet de “cabo e rabo”procurando possíveis sinais de que poderemos estar grávidas, antes mesmo do atraso menstrual, né? Sei bem como é, já passei por isso algumas vezes!!! A verdade verdadeira é que, só mesmo o teste de farmácia ou o exame de sangue lhe darão certeza se você está grávida ou não, mas se ainda não dá para fazer, não custa observar se alguns dos sintomas já estão aparecendo!!

4

Os primeiros sinais da gravidez

  1. Falta de ar: sabe quando você faz a mesma caminhada de sempre, mas agora fica sem folêgo na primeira subida que tem? Pois é, pode ser por conta da gestação e se você estiver mesmo grávida, terá esse tipo de coisa durante toda ela!
  2. Cansaço: assim como a falta de ar, pode ser que você se sinta mais cansada do que o normal, afinal tem um bebê sugando toda sua energia!
  3. Náuseas e vômitos: esses são os sintomas clássicos da gestação. A mulher começa a se sentir enjoada com cheiros e comidas que normalmente não teria nada. Muitas ficam só com mal estar e outras começam a ter vômitos.
  4. Vontade de fazer xixi o tempo todo: logo no começo isso já poderá acontecer, por conta da grande mudança hormonal.
  5. Seios doloridos: algumas mulheres começam a ficar com os seios doloridos poucos dias após a concepção, então se você não costuma ficar assim e agora está, pode ser um sinal!
  6. Dores de cabeça: como o corpo da mulher foi inundado por hormônios, pode ser que você tenha dores de cabeça. É preciso cautela ao se medicar, pois se você estiver gestante, não poderá tomar qualquer tipo de medicação.
  7. Cólicas: é super comum as mulheres sentirem cólicas no início da gestação, porém elas tem grau leve de dor, se for algo que esteja incomodando muito, é bom procurar um médico para avaliar.
  8. Constipação: na gestação o intestino tende a ser mais preso que normalmente, então se você não costuma ter e agora está assim, pode ser um sinal de que está grávida.
  9. Dor lombar: se você não costuma ter dores nas costas, principalmente na lombar, pode ser um sinal de que seus ligamentos estão afrouxando para atender a nova forma que seu corpo está tomando.
  10. Mudanças de humor: a grande quantidade de hormônios deixam as mulheres ainda mais sensíveis, por isso é normal estar super animada e de repente ficar triste ou irritada. É fácil de ser confundido com a TPM, mas bem comum na gestação.
  11. Olfato aguçado: as gestantes conseguem sentir cheiros muito mais facilmente do que outros pessoas e talvez por isso que elas se sintam enjoadas quando sentem algum cheiro.
  12. Pequeno sangramento: logo após a concepção acontece a nidação, que é quando o óvulo fecundado gruda na parede do útero. Quando isto acontece, pode haver um pequeno sangramento, como uma borra. Tem mulheres que acham que ficaram menstruadas, mas a quantidade de sangue é muito menor do que em um ciclo normal de menstruação.
  13. Elevação da temperatura basal: no começo da gestação é normal a temperatura basal da mulher (quando ela está em repouso) aumentar. Então é provável que ela fique um pouco febril assim que acorda.
  14. Tonturas ou desmaios: pode ser que a gestante se sinta mal, tendo tontura ou até mesmo desmaios por conta da oscilação de açúcar no sangue ou pressão arterial.
  15. Atraso da menstruação: o sinal que as mulheres mais esperam como indicativo de gravidez é o atraso da menstruação, talvez por ele ser o mais concreto de que você realmente possa estar grávida. Se é o seu caso, espere alguns dias e faça um teste de gravidez para ter certeza.

Tem mulheres que tem todos os sintomas e outras que não tem nenhum, só o atraso menstrual. A não ser que exista algum problema de saúde, não há como um exame dar falso positivo. Seja o de farmácia ou de sangue, se der positivo, você está grávida! Se der negativo, espere mais alguns dias e repita, caso continue dando negativo, é bom procurar um médico para ver o que pode estar acontecendo!

Beijos,