Os segredos para manter sua vida organizada

24 de ago de 2015

Muitas pessoas me perguntam como eu consigo fazer tantas coisas: sou mãe, trabalho com o blog e o youtube, organizo a casa e cuido das crianças!

Como então conseguir fazer tantas coisas? Eu percebi que, o que eu precisaria fazer para dar conta do recado era organizar o meu tempo. Se pararmos para pensar, o tempo é o que temos de mais precioso. O dia não aumenta, nem diminui, não importa quantos afazeres você tenha, o dia terá sempre as mesmas 24h.

Então comecei a pensar em formas de me organizar e depois de um tempo (porque não é do dia para a noite que a gente consegue se adaptar a isso!), finalmente comecei a sentir que as coisas estavam entrando nos eixos. Vou deixar aqui minhas dicas do que fazer para vocês também conseguirem se organizar!

organizacao

Os segredos para manter sua vida organizada

  • Utilize alguma coisa para organizar seus afazeres: pode ser agenda de papel, agenda virtual, mural, bloco de notas, daily planner ou o que funcionar melhor para você.
  • Faça uma lista do que você precisa fazer durante a semana: cuidar da casa, dos filhos, do trabalho, etc.
  • Agora é a vez de detalhar cada item da lista: por exemplo, pegue o item “cuidar da casa” e escreva em detalhes: limpar o chão, lavar roupa, passar, etc. Deixe todos os afazeres daquele item bem especificado.
  • Organize seu dia: depois que você já listou tudo que precisa fazer durante a semana, separe por dia. Ex: segunda- feira: tirar o pó e limpar o chão, escrever dois textos e gravar um vídeo, marcar reunião, enfim tudo que for necessário. Não podemos esquecer que será impossível fazer tudo todos os dias e por isso é importante que você separe as coisas no decorrer da semana. Marque os horários de cada compromisso, caso ache necessário.
  • Anote tudo no lugar que você escolheu: Se você for escrever, use cores diferentes para deixar a agenda mais colorida e também mais organizada.
  • É só começar e seguir: se policie para fazer tudo que estiver planejado para aquele dia. Caso perceba que é muita coisa, reorganize os afazeres no tempo que você tem. Não adianta se propor a fazer mil coisas se você sabe que não dará conta. Fazer tudo que planejou te dará uma sensação maravilhosa de dever cumprido no fim do dia

Se você, como eu, tem os filhos que precisa cuidar, veja em qual momento do dia você conseguirá fazer o que planeja e utilize as sonecas para ir adiantando o que for possível!

Organizar o tempo é uma forma inteligente de conseguir programar a vida, realizar os afazeres e ainda descobrir que tem um tempinho para ler um livro, praticar um hobby ou simplesmente para fazer nada!

Beijos,