Ovulação tardia: o que é

24 de fev de 2014

Quando descobri que estava grávida pela segunda vez (Mariah), já fazia 10 dias que minha menstruação estava atrasada e antes disso era um negativo atrás do outro (se você ainda não conhece a história, clique aqui e leia como tudo aconteceu!). Mas como pode tantos negativos se eu estava grávida? A resposta é simples: ovulação tardia.

Bastante gente não sabe o que é, por isso decidi escrever este post para tirar as dúvidas. Então vamos lá!

ovulação tardia

O que é ovulação tardia?

É quando você não ovula no período esperado, ovula depois. Isso varia de mulher para mulher e a melhor forma de descobrir é acompanhar seu ciclo menstrual, observar seu corpo e as mudanças que acontecem no período fértil para poder detectar qual seu período. Há também testes de ovulação que indicam quando a mulher está neste período.

Tem problema ter ovulação tardia?

Não tem problema algum, mas é por isso que a tabela utilizada para contracepção é tão ineficaz. O contrário também pode acontecer, a mulher quer engravidar e só tem relações no período que seria o fértil e por não ser, não engravida.

Quem tem o ciclo regulado, pode ter ovulação tardia?

Sim! Mesmo quem sempre teve o ciclo regulado pode ter em algum mês ovulação tardia e nem saber!

Quantos dias depois do que seria o esperado a mulher ovula?

Não tem dia específico, cada corpo funciona de uma forma e a ovulação tardia pode acontecer em dias diferentes para cada mulher, variando de poucos dias até várias semanas.

No meu caso, eu ovulei quase 15 dias depois do esperado. Eu estava tentando engravidar e foi super sem querer que deu certo, pois sempre tive o ciclo regulado e não esperava que isso pudesse acontecer. Como ovulei depois, no dia que era pra eu menstruar, foi quando ainda acontecia a nidação (momento em que o ovulo fecundado gruda no útero) e por isso nenhum exame detectava a gravidez. Para se ter um exame de gravidez com resultado seguro, o idela é esperar até 10 dias de atraso menstrual. Se o exame ainda acusar “negativo”, é bom consultar um médico para descobrir o motivo do atraso.

Se der positivo, é mais importante ainda ir ao médico e começar o pré-natal.

Espero ter ajudado vocês!!

Beijos,