Papai tem pipi e a mamãe?

01 de abr de 2013

Parece cedo pra pensar nisso? Pois descobri hoje que não. Vítor, no auge dos seus 1 ano e 5 meses, já sabe que o papai tem pipi igual à ele. Isso porque eles tomam banho juntos todos os dias.

Hoje fui fazer xixi e como estávamos sozinhos deixei a porta aberta. Claro que ele foi atrás. Eu sentei e falei que iria fazer xixi, ele na hora disse “bibi, mãmã”. Quando eu terminei ele veio todo curioso querer me olhar, e mesmo eu não estando totalmente sem roupa ele soltou um “adê pipi mãmã?”. Na hora eu ri. Como pode tão pequeno e tão esperto?

Lembrei da minha sogra que sempre falou que menino tinha pipi e menina “maria” e foi o que falei, que a mamãe era menina e que meninas tinham “maria”.  Ele me olhou com uma cara de “oi?” e foi só.

Agora fiquei na dúvida sobre quando que ele de fato entenderá que existe uma diferença e como explicar. Ele já tomou banho várias vezes comigo, mas era bem menor e não parava para observar essas coisas.

Como vocês fizeram para explicar sobre a sexualidade para as crianças? Qual foi o nome/apelido que deram? Na hora que ele me perguntou não soube o que dizer porque acho os apelidos femininos tão feios. Não sei porque minha sogra chama de “maria”, mas na hora me pareceu uma boa resposta.

Meu menino nem saiu das fraldas e já me mostra que ele tem um mundo todinho pra conhecer e que grande parte dele eu que terei que explicar!

Beijos,