Quarto Montessoriano: ideias

23 de out de 2014

Me chamo Kelly e sou a mamãe da Melissa de apenas 1 mês de vida.

Desde criança decidi o que queria ser quando crescer: mãe. Nunca sonhei com carreira e realizações profissionais, apenas ser dona de meu lar, esposa e formar minha família. Antes de engravidar sempre lia muito sobre esse universo materno, sonhava com um quarto de revista com tudo que tinha direito, até que um dia me deparei com o método Montessori em um blog que não me recordo qual, me apaixonei de imediato pesquisei a fundo, mostrei ao meu esposo que na mesma hora disse sim.

Ao engravidar, em janeiro de 2014, já iniciamos o projeto centímetro por centímetro, como o método Montessori visa a autonomia e liberdade do bebê nada mais justo que sentarmos no centro do quarto e desenhá-lo na visão de uma criança. Nossa preocupação era em deixar o quarto muito infantil e pouco bebê, fiquei com medo de pular uma fase.

Quando vi o quarto pronto tive um impacto, pois como disse sonhava com um quarto tradicional de revista ( porém inútil para o bebê), mas com o tempo me acostumei, mesmo porque o bebê só usufrui do trocador ate pelo menos 6 meses de idade. Vamos usar um mini berço até os 4 meses dela, depois disso caminha baixa, de noite deixamos o berço no nosso quarto e de dia fica no dela para que se acostume com o ambiente, temperatura, cheiro e cor, para não haver muito trauma na transição.

Vou explicar um pouco de como funciona o quarto. Eu desenhei cada detalhe desse quarto, pensando na autonomia dela. O Guarda roupa foi feito para que ela abra e feche quando quiser escolher sua roupa, com uma sapateira abaixo de onde fica os vestidos, as gavetas estão por ordem de uso, as duas acima são para mamãe aqui e as duas debaixo para ela alcançar. Usei a parte de cima como trocador e outros itens que preciso para suas necessidades.

montessori1 montessori3

Sempre que pesquisava sobre o colchão no chão não me agradava ver aquele cantinho largado, decidimos fazer uma espécie de cama mas sem os pés, ainda falta o espelho que mandamos fazer esse mês, o espelho fica na parte ao lado da cama e serve para desenvolver a autoestima e autoconhecimento da criança. Como no quarto não haveria guarda roupa fizemos um maleiro para guardar as coisas grandes e de pouco uso.

montessori4 montessori2

Fizemos a biblioteca baixa para o cantinho cultural, tem o cesto de tesouros e um rack com caixas coloridas que lá na frente será ferramenta para seu desenvolvimento cognitivo. A Mari fez um post super bacana sobre o quarto montessoriano, explicando de fato o objetivo desse tipo de educação (clique aqui para ler). O método Montessori vai além do quarto, é uma filosofia de vida.

montessori

Espero que tenham gostado do que fizemos, foi desenvolvido com muito amor e dedicação para nossa pequena princesa!! Beijos de uma mãe coruja e da pequena Mel!!

Beijos,