Relato de parto: cesárea de emergência

23 de ago de 2014

Tenho somente 19 anos e fiz meu pré natal e parto pelo S.U.S. (não tenho nenhuma reclamação, aliás, ao contrário, minha gravidez foi super bem acompanhada). Eu já me encontrava com 40 semanas e 5 dias, super ansiosa, já tinha feito de tudo, caminhado, feito faxina, tomado alguns chás e nada, e na maternidade da onde eu moro eles esperam até às 41 semanas para induzir o parto, e aquilo estava me deixando doida.

Quando cheguei as 40 semanas estava indo a maternidade a cada dois dias para ver como estava o bebê, e com 40 semanas e 3 dias fui a maternidade e percebi que o exame de toque foi mais doloroso que o normal, quando cheguei em casa percebi um pequeno sangramento rosado, era o famoso tampão, nesse mesmo instante comecei a sentir minha barriga contraindo a cada 10 minutos mas sem dor alguma, como se fossem contrações de treinamento, mas essas contrações se estenderam pelo dia inteiro e no dia seguinte diminuíram para 8 minutos e depois 5 minutos, e ainda sem dor.

A noite eu e meu marido resolvemos fazer um programa a dois, assistimos um bom filme e depois namoramos.. logo em seguida começaram as dores exatamente as 22:25, dores fraquinhas e suportáveis, e eu sabia que aquela ia ser a hora, mas mesmo assim rolei na cama , caminhei pela casa e nada da dor passar (contrações regulares a cada 5 min. e duração de 40 segundo em média).

As 00:30 resolvemos ir pra maternidade, fui atendida a 01:00 , com 3 centímetros de dilatação , e a médica disse que iria me internar, pois, iria ganhar meu bebê naquele dia, como era uma madrugada fria e eu não estava com muitas dores, pedi pra que me deixasse ir pra casa e voltar quando estivesse com mais dores, ela me autorizou, então fui pra casa e aguardei. As 04:00 as dores estavam bem mais fortes então voltei a maternidade, cheguei lá com 5cm de dilatação e fiquei internada, ás 09:00 horas estava com apenas 6 de dilatação então a enfermeira resolveu me levar para o chuveiro onde fiquei até as 09:40 e sai de lá com 7cm e foi então que o médico resolveu estourar minha bolsa (a e meu marido estava em todos os momentos do meu lado), mas foi quando estourou minha bolsa que a dores ficaram insuportáveis.

Eu estava implorando para que parassem com a dor, colocaram algo no meu soro que fez com eu me acalmasse mas não diminuiu a dor, assim eu caminhei para os 9cm de dilatação ao meio dia, foi quando eles percebem que meu bebê estava boiando na minha barriga  e não estava nem um pouco encaixado. Me colocaram em uma bola onde eu fiquei por 40 minutos fazendo exercício para ver o bebê encaixava , parei quando senti uma vontade de fazer força e pedi para que chamassem os médicos porque achei que aquela seria a hora.

Quando veio um dos médicos e viu que ainda assim meu bebê não tinha encaixado, veio outro médico e fez o mesmo diagnóstico , um terceiro médico também veio e disse para eu me acalmar que eu estava com 7 cm e dilatação e ainda ia demorar para meu bebê nascer. Nessa hora me desesperei queria voar no pescoço desse médico, mas apareceu um anjo ou melhor uma médica que me examinou e disse que eu estava com 10cm de dilatação mas meu bebê não estava encaixado , e que ela iria me ajudar, toda vez que viesse uma contração era para que eu fizesse força que ela iria trazer meu bebê para baixo, fiz três forças, ela desistiu e me encaminhou para uma cesárea de urgência.

Na hora pensei que tudo acabaria logo, mas ainda tinham algumas coisas para eu passar, fui para sala de cirurgia , me deram a anestesia e pararam as dores das contrações. Tudo preparado, começaram a cirurgia, quase dei um pulo da maca, a anestesia não havia pego e eu senti eles me cortando, então me deram outra e eu senti eles me cortarem novamente , foi quando resolveram me apagar com uma terceira anestesia na jugular.

Bom, meu bebê nasceu as 13:22, com 3,680kg e 50cm depois de 15 horas de sofrimento. Graças a Deus.Se eu pudesse mudar a história do meu parto, mudaria é óbvio, mas passaria tudo de novo para ter meu anjinho, e não culpo ninguém pelo meu parto se Deus escreveu minha história assim. Mas não foi fácil!

Hoje estamos super bem completando 1 mês e 20 dias. 🙂

parto da luiza

Quer contar sua história?

Escreva para mah@vidadegestanteemae.com.br

Beijos,