Sexo na Gravidez

29 de abr de 2011

Hoje vou falar de um assunto um tanto quanto delicado, o sexo na gravidez. Depois de receber alguns e-mails de leitoras pedindo pra escrever sobre o assunto, comecei a pesquisar e me surpreendi com o que li.

Vou explicar, as leitoras que me escreveram afirmaram que não sentem mais vontade nenhuma de fazer sexo depois que engravidaram e gostariam de saber se mais pessoas também se sentem assim. Minha surpresa foi que eu tudo que li na internet diz o contrário, que a mulher além de não perder a libido, ela pode aumentar durante a gestação.
Nos sites que entrei, é unanime a afirmação de que muitas mudanças ocorrem durante a gestação e que é necessário que haja uma conversa sincera entre os casais para que a vida sexual não se prejudique com a nova condição.
Não achei nenhum relato de mulheres contando sobre sua experiência pessoal, a não ser por uma pesquisa do site Baby Center , onde 56% das mulheres (das 1800 que foram entrevistadas) afirmaram que em algum momento da gestação sentiram mais vontade do que normalmente em fazer sexo. Além disso, a pesquisa também descobriu que 34% afirmaram que perderam totalmente a libido e 23% que ficou mais difícil de chegar ao orgasmo. O maior motivo para essa baixa da libido foi o medo de machucar o bebê ou atrapalhar a gravidez.
Como ontem fui a uma consulta com a minha obstetra, decidi perguntar à ela sobre o assunto e ela respondeu que a maioria das mulheres perdem a vontade de fazer sexo durante a gestação ( ao contrário das coisas que li na internet). Disse também que no 1º ano após o nascimento a situação pode até piorar, pois a mãe fica muito mais focada na criança. Ela sugeriu que as mulheres que passam por isso tentem se estimular para que não acabe com a vida sexual, afinal o marido, por mais compreensivo que seja, com certeza sentirá falta.
E quanto a mim? Bom, eu senti uma grande mudança em relação ao sexo na gravidez. Apesar de não ter tido enjôos, nem ficar com o seio dolorido ou qualquer coisa que pudesse atrapalhar a vida sexual, sinto que não tenho mais tanta vontade como antes. Não fico pensando que vou machucar o bebê ou algo assim, não sei explicar o porque dessa baixa libido.
Como sei que deve ser difícil pra muitas mães falarem desse assunto com o marido e principalmente com outras pessoas, decidi fazer este post para tentar ajudá-las de alguma forma, pois entendo perfeitamente como é isso.
No meu caso, tenho um diálogo super aberto com meu marido, que nem precisei contar pra ele perceber que eu estava diferente. Conversamos muito à respeito e mesmo ele tendo entendido meu lado, sempre me esforço para não deixar a “chama se apagar” (Vamos combinar que sou casada há 11 meses completados hoje e esse tipo de coisa não pode acontecer, né?). Me senti muito melhor depois de falar tudo o que estava sentindo e aquela pressão que eu mesma tinha me posto sobre o assunto passou, e sabe que até ajudou a melhorar?
E aí, o que acharam?
E vocês, como se sentiram ou sentem durante a gestação? Nesse post vale comentários anônimos, tá? Quero saber a opinião de vocês !!
Espero de coração ter ajudado não só as leitoras que me mandaram os e-mails, como também todas as mulheres que tem dificuldade com o assunto sexo na gravidez!
Beijos,