Sobre o sono e dormir sozinho

28 de jun de 2012

Desde que o Vítor nasceu ele aprendeu a pegar no sono no meu colo. Não vou entrar no mérito se isto é certo ou errado, apenas foi assim que eu me sentia segura e ele também. Mesmo assim, sempre dormiu bem, apesar das fases de acordar a toda hora.

Faz 5 noites que ele não quer saber de dormir se não for perto de mim. Como ele está chatinho até durante o dia, eu imagino que sejam os dentinhos que estão fazendo com que ele fique irritado.

sobre o sono e dormir sozinhoEssa noite, eu estava morta com farofa, depois das outras noites mal dormidas e rezei para que ele dormisse algumas horas. Ele dormiu as 21:30, acordou as 23h, mamou e dormiu de novo! Ufa! As 3h ele acordou pra mamá e foi aí que começou a canseira. Ele dormia nos meus braços, colocava no berço, acordava e chorava.

Mais uma vez decidi seguir minha intuição de mãe (já andei lendo livros do tipo nana nenê, noites sem choro e por aí vai… Mas não gosto de deixar meu filho chorando no berço) e tentar fazê-lo dormir no berço. Me debrucei na grade e coloquei minha mão ao lado dele. Ele estava suuuper acordado, mas parou de chorar na hora e ficou bem agarrado na minha mão.

A posição estava bem desconfortável pra mim e ele ficava “conversando”, olhando a luz do móbile (que eu sempre ligo de madrugada quando ele acorda e fica fazendo um barulhinho de floresta) e olhando pra mim. Eu evitei o contato visual e não proferi nenhuma palavra. Apenas mostrei a ele que eu estava ali e que ele não precisava chorar.

Depois de uma exaustiva hora, onde eu fui, aos poucos, retirando meu braço, mas me mantendo em pé ao lado do berço, ele agarrou sua naninha e dormiu! Durante esta hora, eu devo ter rezado mais de um terço e eu não pedia para ele dormir e sim para eu não fraquejar e pegá-lo no colo. Sei que se depois de tanto sacrifício eu o pegasse, pronto, tudo ia por água abaixo.

Foi difícil, mas fui dormir extremamente feliz de ter conseguido! Ele dormiu até as 8h. Acordou, ficou um pouco no berço “falando” e depois começou o reclameiro habitual de quando quer mamar, não foi um choro.

Decidi que agora farei isso toda noite, colocarei ele no berço e ficarei lá com ele, até aos poucos eu ir saindo do quarto e ele aprender a dormir sozinho de fato. Já me disseram muitas coisas do tipo “se ele dormir vendo você, vai acordar chorando por não te ver”. Bom, se ele acordar depois de 4h, por mim tá tudo bem, contanto que ele durma e eu também! (mesmo essa manhã ele não ter acordado chorando!)

Se vai dar certo meu plano, eu não sei, mas não quero deixar meu filho chorando no berço sozinho, só porque alguns especialistas dizem que assim é a melhor forma. Eu vou fazer do meu jeito, sem stress pra ele e tenho certeza que uma hora ele vai se acostumar!

Eu vou dando notícias!!

Vocês tem alguma dica??

Beijos,